A escola bíblica dominical é muito conhecida nas igrejas por ser uma fonte de educação cristã e uma das responsáveis pela formação social, moral e espiritual. Trata-se de uma importante prática para o aprendizado, pois ajuda os cristão a terem mais conhecimento sobre as escrituras e suas práticas no dia a dia.
Este processo de educação e desenvolvimento passa por várias etapas. Em uma delas, por exemplo, os professores ensinam as técnicas para o estudo bíblico e orientam sobre o comportamento dos cristãos fora e dentro da igreja.
Além disso, tratam de assuntos que reforçam a relevância do convívio com os irmãos de fé e compartilham uma série de conhecimentos adquiridos em cursos e também na própria experiência cristã.
Gostaria de saber como surgiu a escola bíblica dominical e qual é a sua importância? Prossiga com a leitura deste post!
Como a escola bíblica dominical surgiu?
A educação cristã começa no ambiente doméstico, em que os próprios pais ensinam seus filhos a prática da oração e da leitura da Bíblia. Este conhecimento também pode ser obtido em cultos, que possuem ensinamentos profundos e importantes sobre a fé.
Porém, foi no século 18 que surgiu, na Inglaterra, um movimento religioso que hoje é chamado de avivamento evangélico. O fenômeno causou impactos profundos e muito positivos na igreja, trazendo um avanço sobre os estudos cristãos.
Neste contexto, começou a se pensar ainda mais nos jovens e nas crianças e no seu desenvolvimento ético, moral e espiritual. As formações buscavam ensinar os princípios dos hábitos cristãos, o estudo e a leitura da Bíblia, a prática da oração e principalmente a priorizar a melhoria na relação com Deus.
Mas, naturalmente, os estudos passaram a incluir os adultos (que também estão em constante desenvolvimento e aprendizado). A iniciativa teve grande repercussão e originou a escola bíblica dominical.
Entenda a importância da escola bíblica para a vida cristã
Deve ser motivo de alegria para o cristão participar de algo tão importante como Escola Bíblica Dominical. ” Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (salmos 122:1). As igrejas passaram a incentivar esse método de ensino para a aprofundar o conhecimento na palavra. Veja, a seguir, a relevância em nossos dias!
Estudar a Bíblia
As igrejas determinam um local apropriado para o estudo da Palavra e dão aos seus membros a possibilidade de desenvolver seu crescimento, empatia e aprimorar o caráter. Na escola bíblica, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento nas escrituras, e colocar em prática a leitura bíblica diariamente no seu devocional. Sua participação é muito importante para alcançar o seu crescimento espiritual.
Convívio com membros da comunidade
A escola bíblica é uma excelente oportunidade para toda a família, podemos aprender a conviver com os membros da comunidade e fazer amigos com pessoas que têm a mesma fé. A dinâmica ajuda no conhecimento da Bíblia, na criação de novas amizades, pois praticam a leitura, a oração e o fortalecimento da união entre os cristãos. Nesse espaço, os irmãos se reúnem com o mesmo objetivos de se aproximar de Deus.
Obter aprendizado bíblico
Um dos principais propósitos de participar da escola bíblica dominical é obter aprendizado bíblico, já que o ensino é sempre em torno da Sagrada Escritura. O conhecimento é transmitido de forma dinâmica e lúdica para que as mensagens de Deus sejam absorvidas pelos ouvintes. O resultado disso é a ajuda espiritual mútua, a amizade verdadeira e a harmonia.
Agora você já sabe como surgiu a escola bíblica dominical e qual a sua importância para a vida dos cristãos! Saiba que participar da Escola Bíblica, traz diversas vantagens para os aprendizes, que conseguem ter uma comunhão mais profunda com Deus e com seus irmãos de fé por meio do conhecimento da mensagem divina.
Gostou do conteúdo e deseja obter mais informações sobre vida espiritual? Acesse nosso site e faça parte dessa jornada de conhecimento.

Olá! Agradecemos seu comentário.