Teleios

Written by

·

Na Bíblia, a importância teológica da palavra grega teleios está enraizada no conceito hebraico de perfeição, derivado da pala-
vra tamim ( ). Dessa forma, a ideia bíblica de perfeição não
é conceitual, mas funcional.

Algo é considerado perfeito quando cumpre plenamente o propósito para o qual foi planejado, projeta-do e criado. Telos significa um fim, um propósito, um objetivo, uma meta. Como William Barclay explica em seu Comentário Bíblico do Novo Testamento, “um homem é perfeito (teleios) quando compre-ende e alcança o propósito (telos) para o qual foi criado e enviado ao mundo. […] Para qual finalidade o homem foi criado? A Bíblia não nos deixa em dúvida quanto a isso.

Na narrativa da criação das eras, encontramos Deus dizendo: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança’ (Gênesis 1:26). O homem foi criado para ser semelhante a Deus.”

“Sejam perfeitos, como perfeito (teleios) é seu Pai celestial.” (Mateus 5:48)

“A verdadeira perfeição não tem limite, pois o crescimento na semelhança divina é interminável. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais compreendemos que ainda há mais a buscar.” Gregório de Níssa (A vida de Moisés)

As palavras de Pedro nos lembram de que a perfeição – ou teleios – não é apenas o lugar para onde estamos indo, mas, principalmente, o caminho de transformação que decidimos percorrer por meio da fé em Cristo. Ser teleios significa crescer em graça e conhecimento para nos tornarmos reflexos vivos da doxa, da glória de Deus.

Em 2 Pedro 3:18, significa sermos transformados e nos tornarmos realmente uma doxologia viva, uma expressão contínua de louvor ao Senhor em nossas vidas cotidianas.

A perfeição

1) Em primeiro lugar, Jesus está ensinando que a ideia de perfeição é funcional. Ou seja, significa que algo é perfeito apenas quando realiza plenamente o propósito para o qual foi criado, projetado e feito. Sem-pre tem relação com a realidade e com o propósito.

Essa ideia mais ampla está presente até mesmo no sentido original da palavra grega usada para registrar a afirmação de Jesus em Mateus 5:48 “sejam perfeitos”. A palavra grega que foi traduzida para “perfeitos” é o adjetivo teleios (τέλειός), que é formado com base no substantivo telos, que significa um fim, um propósito, um objetivo, uma meta. Um objeto torna-se perfeito
(teleios) quando realiza a finalidade para a qual foi planejado. Uma pessoa é perfeita (teleios) se percebe o propósito para o qual foi criada e o cumpre.

2) Outro aspecto que você precisa considerar é que a expressão de Jesus, “Sejam perfeitos”, trata-se de um imperativo universal. Não existe algum requisito prévio, como se o mandamento fosse dirigido apenas a alguns cristãos mais maduros ou desenvolvidos. Pelo contrário, Jesus está falando diretamente com todos aqueles que decidiram segui-Lo.

3) Jesus também quer deixar claro que Ele nunca ordena nada sem que antes conceda a graça necessária para que você possa cumprir. Suas palavras Portanto, sejam perfeitos, são tanto uma ordem como uma promessa. Dessa maneira, Sejam perfeitos também pode significar sereis perfeitos. Santidade, plenitude, perfeição são palavras usadas no Novo Testamento para expressar a ideia do objetivo final do processo de salvação, que foi iniciado no ato da justificação e será concluído no momento futuro da glorificação.

“Deus nos ama o sufi ciente para nos aceitar como somos, mas Ele nos ama muito mais para permitir que continuemos os mesmos.” Walter Trobisch (citado por Philip Yancey em Maravilhosa Graça)

“Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.” (Mateus 5:48)

Faça parte do Clube de leitura Teleios! Acesse nosso site

Olá! Agradecemos seu comentário.