A busca por Deus

A renovação do coração, Dallas Willard mostra como nossa busca pessoal por Deus e nossa jornada de vida correm lado a lado e se identificam com a busca por Deus
4 minutos para ler

“Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.” (2 Coríntios 9:8)

A terra prometida, no livro A renovação do coração, Dallas Willard mostra como nossa busca pessoal por Deus e nossa jornada de vida correm lado a lado e se identificam com a busca por Deus e com a vida do povo de Israel no Antigo Testamento. Conforme ele ensina, “como ocorre com frequência, há um paralelo interessante e instrutivo entre a vida espiritual de um indivíduo e os acontecimentos históricos do Antigo Testamento.

Os descendentes de Abraão tornaram-se um povo distinto na fornalha da escravidão no Egito. Embora Deus estivesse, como sempre, em operação no cenário mais amplo, os israelitas viveram sob o domínio total de um sistema divino centralizado no Faraó.

Quer dizer, durante a escravidão no Egito eles estavam ‘mortos’ para o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele não significava nada para eles e não tinha nada a ver com este povo – até onde sabiam e se interessavam. […] Com um ato de intervenção no estado morto deles (Deuteronômio 11:1-7), Deus os levou (e mais tarde a nós) a uma nova vida de relacionamento interativo (de aliança) com Ele. Este relacionamento interativo, de aliança, é a vida eterna (João 17:3).”

Dallas Willard continua: “No entanto, esse tipo eterno de vida não é passivo. Para nós, a passividade é um dos grandes perigos e uma das maiores dificuldades da existência espiritual. Para os israelitas, a Terra Prometida era extremamente boa – ‘terra que mana leite e mel’, como era repetidamente descrita. Mas ainda tinha que ser conquistada por ações humanas cuidadosas, persistentes e inteligentes, por um longo tempo.

A conquista da terra Prometida

No início da conquista da Terra Prometida, os muros de Jericó foram derrubados, para que o povo tivesse a certeza da presença e do poder de Deus. Bem-vindos ao reino! Aquilo, porém, jamais se repetiu. Os israelitas tiveram que conquistar as outras cidades por meio da luta corpo a corpo, mas sempre com ajuda divina.”

Acredite, a passividade é um dos maiores inimigos da obra de Deus em você. Antes de seguir em frente, pense um pouco “nos muros” que o Senhor derrubou para que você soubesse que Ele estava presente em sua vida e aprendesse a confiar Nele. Agora pense também nos “outros muros” que você precisa se esforçar para derrubar na dependência e com a força Dele.

O que aconteceu em relação à Terra Prometida dos israelitas, é o mesmo que acontece com você ao se aproximar de Deus. Como no versículo que lemos iniciar a meditação de hoje, Deus é poderoso para acrescentar toda a graça de maneira que você receba tudo o que é necessário para fazer o que for preciso para conquistar a “terra prometida” da vida no Espírito. Willard continua: “Os israelitas foram salvos ou libertados pela graça, e nós com certeza também seremos.

Em ambos os casos, porém, ‘graça’ significa que devemos ser (e seremos capacitados para isso) ativos em um grau que nunca fomos antes.”

Renovação do coração e a busca por Deus

Uma das mentiras mais perniciosas e nocivas que o Diabo plantou na mentalidade dos cristãos de hoje é o falso ensino bíblico que diz que graça é o oposto de esforço. O que a Bíblia ensina é que a graça se opõe ao mérito. Quanto ao esforço, a graça vai até ele para potencializá-lo.

Esta é uma das questões mais centrais com as quais você precisa lidar diariamente. Assim, aproprie-se desta promessa tão fundamental: Deus quer capacitar você para que você seja capaz de se esforçar como nunca antes, de modo que seja apto(a) a realizar feitos inimagináveis.

Esforce-se e agarre-se ao Senhor (Salmos 63:8).
Esforce-se, conheça a Cristo e o poder da ressurreição, e compartilhe dos Seus sofrimentos.
Existe algo mais importante onde investir seus esforços que a obra da semelhança de Cristo que o Espírito está realizando em você?

Texto extraído do Doxologia – Jornada Anastasis – Maio/23

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox desenvolve mensalmente um devocional temático, baseado na bíblia, com citações de autores cristão importantes e também uma trilha sonora que podem ser valiosos para seu momento com Deus.

Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

Você também pode gostar

4 comentários em “A busca por Deus

    1. Olá Regina, tudo bom?
      A Doxabox é um Clube de Devoção. Uma iniciativa que visa reunir irmãos das mais diversas denominações cristãs no propósito das práticas devocionais, mensalmente desenvolvimento um conteúdo temático baseado nas disciplinas espirituais. Acesse nosso site e faça sua assinatura, http://www.doxabox.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.