loader image

Qual a importância da espiritualidade cristã? Listamos 6 benefícios

6 minutos para ler

O nosso relacionamento com Deus pode acontecer de diferentes formas, como pelo estudo da Bíblia, oração e outras atividades. Por isso, devemos entender qual é a importância da espiritualidade cristã em nossa vida e como isso pode influenciar vários aspectos em nosso cotidiano.

Devemos seguir o exemplo de Jesus e buscar a Deus constantemente, ou seja, tanto nos momentos de aflição quanto nas horas de alegria. Os benefícios desse contato não se limitam às questões espirituais, mas se estendem em outros aspectos, afetando diretamente a nossa qualidade de vida.

Pensando nisso, vamos entender o que é e qual a importância da espiritualidade cristã. Além disso, mostraremos 6 benefícios que ela traz para a nossa vida. Acompanhe a leitura!

O que é e qual a importância da espiritualidade cristã?

A espiritualidade cristã pode ser definida como o espaço que damos para o Espírito Santo agir em nossa vida. Desse modo, ela é o que está em nosso coração e nos anima para a defesa da vida, para o fortalecimento da esperança.

Olhando para Jesus, vemos que o Espírito Santo O incentivava constantemente a ajudar o próximo, como pobres, doentes, crianças, mulheres, excluídos. Além disso, também buscava incessantemente o encontro com o Pai por meio da oração. Desse modo, podemos entender que a espiritualidade é reforçada quando buscamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.

Quando falamos desse assunto, nosso único modelo deve ser Jesus, ou seja, devemos viver como Ele viveu. Não é possível ter um relacionamento saudável com Deus sem que sigamos o exemplo de Cristo.

Portanto, a espiritualidade cristã é vital para o nosso relacionamento com Deus e para a nossa saúde. Devemos buscar nos conectarmos com os assuntos espirituais por meio da oração, do estudo da Bíblia, do devocional ou qualquer outra atividade.

Quais os benefícios que a espiritualidade cristã traz?

Agora que entendemos qual é a importância da espiritualidade cristã, vamos ver como ela transforma a nossa vida. Confira 6 benefícios que ela traz!

1. Melhora a saúde mental

Um dos principais benefícios de termos uma vida espiritual está relacionado com a saúde mental. Os assuntos espirituais ajudam que a pessoa entenda a sua importância, sentindo-se como alguém útil.

As atividades religiosas envolvem o cuidado com o próximo, a maior compreensão e a certeza de que Deus está cuidando de cada um. É uma importante aliada da saúde mental e, consequentemente, da saúde física.

De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, a meditação e outras práticas espirituais e religiosas contribuem para o espessamento de partes do córtex cerebral. Isso ajuda a explicar como essas atividades protegem contra a depressão, ansiedade e outros sentimentos.

2. Contribui para os relacionamentos interpessoais

O viver em harmonia com o próximo é um dos princípios mais conhecidos da Bíblia. O convívio em uma comunidade cristã é importante para que aprendamos a lidar com a opinião do outro, respeitar as diferenças e crescer em união. O exemplo de Jesus deve novamente ser considerado, ou seja, devem aprender a tratar a todos com calma e serenidade.

Portanto, é possível melhorar os relacionamentos interpessoais por meio de nossa vida espiritual. Precisamos aprender a amar ao próximo, agir de forma a se preocupar com os problemas das pessoas ao nosso redor e sermos servos, assim como o exemplo de Jesus.

3. Ajuda a aumentar a autoestima

Sabermos que tem um Deus que nos ama e que se preocupa com cada um de nós é uma forma de manter a autoestima elevada. Muitas pessoas se sentem sozinhas e desamparadas, às vezes sem amigos ou motivação para viver, porém, reconhecer o amor de Cristo nas suas vidas pode fazer toda a diferença.

O convívio em comunidades religiosas também pode contribuir nesse sentido. Nesse ambiente é possível fazer boas amizades, que tenham os mesmos princípios e que saibam valorizar suas qualidades e respeitar seus defeitos.

4. Traz mais motivação no dia a dia

Uma vida sem propósito pode diminuir nossa motivação e nos levar a um estado de desânimo e, até mesmo, depressão. Esse é um problema que também acontece no meio cristão, porém, a espiritualidade pode ajudar a nos motivar para encararmos nossos problemas e desafios.

De modo geral, quem vive de maneira espiritual tende a fazer mais exercícios, buscar uma dieta mais saudável e aderir com mais disciplina aos tratamentos médicos. Esses comportamentos podem ser explicados pela fé em Jesus e pela esperança maior que os cristãos têm.

5. Reduz o estresse

A espiritualidade pode ser desenvolvida de várias maneiras, pela oração, nos serviços religiosos, no estudo da Bíblia, meditação, por meio da arte, entre outras opções. Dessa maneira, os cristãos costumam encontrar nessas atividades uma forma de estar mais conectadas com Deus.

A oração, por exemplo, ajuda as pessoas a se sentirem mais seguras e com maior esperança, o que pode ajudar a reduzir o estresse. Expressar a gratidão a Deus também contribui no gerenciamento de situações estressantes, produzindo uma sensação de reconhecimento do que Ele faz em nossas vidas.

6. Afasta dos vícios

A busca pelo relacionamento com Deus, a participação em atividades ou cerimônias religiosas ajudam a desenvolver hábitos saudáveis. Desse modo, contribuem para que a pessoa se afaste dos vícios, sejam eles quais forem.

Em uma sociedade que muitas pessoas se entregam às drogas, álcool, pornografia e outros vícios, é fundamental ter um relacionamento íntimo com Deus para evitar esses problemas. A espiritualidade não impede que tais desafios façam parte de nossa vida, mas ajuda a superá-los.

Portanto, como vimos durante o texto, a importância da espiritualidade cristã está ligada com o nosso relacionamento com Deus. Os benefícios dessa relação, porém, se estendem para outras áreas, impactando diretamente a qualidade de vida. Portanto, vale a pena investir no nosso crescimento espiritual, pois ele nos ajuda a manter o contato com os assuntos espirituais e ainda traz mais saúde emocional e física.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais e ajude mais amigos a entenderem a importância dos assuntos espirituais na vida do cristão!

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox separa livros, pensamentos e músicas que podem ser valiosos para seu momento devocional. Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

Você também pode gostar

6 comentários em “Qual a importância da espiritualidade cristã? Listamos 6 benefícios

  1. Excelente iniciativa e dicas. Vou compartilhar com pessoas que precisam entender a importancia da vida com Cristo e seus beneficios.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.