loader image

Amigo de fé: por que construir relações com outros cristãos?

3 minutos para ler

Ter um amigo de fé vale mais que as riquezas, a ciência ou as honras, segundo a Bíblia. Por isso, prezar pela amizade cristã é uma forma de cultivar boas virtudes e compartilhar objetivos semelhantes. Além disso, amizades assim são caminhos para manter viva a espiritualidade.

Tendo isso em vista, vamos apresentar a importância de ter amigos cristãos. Conheça os ensinamentos bíblicos sobre o valor da amizade e veja como isso pode influenciar a construção de laços sociais, além de fortalecer a sua caminhada de fé. Aproveite a leitura!

Qual a importância de ter um amigo de fé?

Uma amizade verdadeira está vinculada a princípios que valorizam virtudes defendidas pelo cristianismo. E isso independe de religião, pois são valores atrelados ao caráter, ao respeito ao semelhante e, principalmente, à comunhão com Deus.

Em outras palavras, ter um amigo de fé é um modo de construir bons relacionamentos e de seguir, gradativamente, os passos da escalada cristã. Além do mais, manter amizades assim estimula a vontade de procurar fazer sempre o bem para o próximo. Do ponto de vista bíblico, cultivar boas amizades é essencial para desenvolver o lado espiritual.

Por que é aconselhável se integrar com outros cristãos?

Listamos algumas razões que justificam a construção de laços de amizade cristã. Confira!

Manter amizade com pessoas que tenham a mesma visão

Procure se integrar com pessoas que tenham a mesma visão de fé e os mesmos objetivos. Quando você compartilha de princípios semelhantes, de ideais em comuns, é mais fácil por em prática a fé e compreender a palavra de Deus.

Formar grupos com hábitos em comum

Assim como no âmbito social, na vida espiritual também é recomendado se agrupar com amigos de fé e que tenham objetivos semelhantes. Uma boa sugestão é conversar com as pessoas da igreja e trocar dicas de bons filmes e livros, formar grupos de leituras e oração. Esse compartilhamento de ideias ajuda a fortalecer a amizade e o crescimento espiritual.

Encontrar apoio nos momentos difíceis

O sábio Salomão escreveu, em Provérbios 17:17, que “um amigo é sempre leal, mas o verdadeiro irmão nasce na hora da dificuldade”. Ou seja, quando se constrói laços verdadeiros — como em uma amizade cristã — é possível encontrar apoio nos momentos mais difíceis da vida.

Quais são as características da amizade cristã?

Uma amizade cristã deve ser pautada na edificação de virtudes que enobrecem o caráter e tornam os envolvidos mais próximos do ideal cristão defendido biblicamente. Além disso, manter um relacionamento saudável com pessoas que testemunham a mesma fé ajuda muito na caminhada cristã.

Assim como o apóstolo Paulo aconselhou, é importante manter contato com companheiros espirituais. A aproximação com essas pessoas ajuda a “combater o bom combate e preservar a fé em Cristo”, conforme a passagem bíblica de II Timóteo 4:7-8.

Portanto, a amizade cristã está relacionada a virtudes que zelam pela paz, solidariedade, companheirismo, amor, paciência e a outros atributos importantes para a vida espiritual. Por isso, procure fortalecer os laços com um amigo de fé que o ajude a ser mais cristão a cada dia.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e conheça nossos materiais disponíveis para auxiliar em sua jornada cristã!

Você também pode gostar

Um comentário em “Amigo de fé: por que construir relações com outros cristãos?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.