Caminho

caminho
4 minutos para ler

A vida não é, ela própria, um caminho. No entanto, podemos dizer que viver significa essencialmente escolher e trilhar um caminho. Viver é mover-se, é percorrer uma estrada que vai de um lugar para outro. Essa ideia é tão antiga como a própria humanidade. Sem precisar citar a Bíblia Sagrada, conceitos como a existência de um propósito, de um sentido e de um destino para a vida são ensinados, discutidos e cantados desde que o mundo é mundo e jamais foram desprezados… até os nossos dias. Veja, não estou dizendo que nunca ninguém pensou diferente. É claro que sempre existiu pessoas que defendiam ideias desse tipo. Mas essas pessoas jamais conseguiram convencer muita gente além de si mesmas.

O que está acontecendo hoje é diferente. Todos os dias, é possível ouvir pessoas próximas – e cada vez mais próximas – repetindo frases como: “Liberte-se!”, “Não existe algo como um sentido para a vida!”, “Quem faz o seu destino é você!”, “Seja o autor da sua história!”. Falas aparentemente tão novas e atuais, como se fossem extraídas da enxurrada de lançamentos de séries, filmes e livros do último final de semana; ao mesmo tempo, expressões que soam tão familiares, tão comuns, tão – assustadoramente – presentes em nossa mentalidade e em nosso estilo de vida. Pessoas cada vez mais “libertas” de um “destino” estão por aí, podemos vê-las “vagando”, de relacionamento em relacionamento, de carreira em carreira, de religião em religião, de igreja em igreja, perambulando sem “enredo”, sem “roteiro”, sem nenhum propósito que se erga para além de si mesmas.

A Bíblia, todavia, insiste. Existe sim um caminho. Na verdade, ela é mais específica: existe “o” caminho. Há um ponto de partida, há também uma destinação, e podemos saber disso porque existe “a” estrada que leva de um lugar ao outro. De acordo com a Sagrada Escritura, viver de verdade é fazer uma grande viagem de si mesmo para Deus.

“Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade Dele em tudo que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.” Provérbios 3:5-6 (NVT)

Autonomia da humanidade

Em A abolição do homem, C. S. Lewis faz um importante alerta acerca do elevadíssimo grau de mortalidade nessa pretensa autonomia da humanidade. Segundo ele, “A conquista do Homem sobre a Natureza revela-se, no momento da sua consumação, a conquista da Natureza sobre o Homem. Todas as vitórias que parecíamos alcançar nos levaram, passo a passo, a essa conclusão. Todas as aparentes derrotas da Natureza não foram nada mais que recuos táticos. Pensávamos estar golpeando-a mortalmente quando na verdade era ela quem estava nos seduzindo. Quando acreditávamos que ela erguia as mãos para se render, preparava-se na verdade o abraço da morte que nos envolveria para sempre.”

Para onde você está indo?

O “lugar” para o qual você anseia ir com todo o seu ser não é nenhum lugar que não seja o Deus do céu. Por qual caminho você está indo para lá? Por meio de Jesus, o Deus do céu está dizendo: venha a mim por meio de mim. Jesus não é uma opção entre muitas, Jesus está dizendo para você que Ele não é apenas o meio para algum outro fim. Ele é o caminho e Ele é o alvo.

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim’.”João 14:6 (NVI)

Timothy Keller (O Deus pródigo) diz: “Jesus Cristo, que tinha todos os poderes do mundo, nos viu escravizados pelas mesmas coisas que pensávamos que iriam nos libertar. Assim, Ele se esvaziou de toda a glória e se fez servo (Filipenses 2). Ele deixou de lado a infinitude e a imensidão de Seu ser e, às custas de Sua própria vida, pagou a dívida por nossos pecados, nos comprando o único lugar em que o coração encontra sossego: a casa de Seu Pai.”

Texto extraído do Doxologia – Jornada Caminho – Junho/23

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox desenvolve mensalmente um devocional temático, baseado na bíblia, com citações de autores cristão importantes e também uma trilha sonora que podem ser valiosos para seu momento com Deus. Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

Você também pode gostar