Como criar uma rotina de adoração em meio a uma vida atribulada

4 minutos para ler

A adoração deve ser um hábito na vida de todo cristão, pois é por meio dela que demonstramos amor, respeito e dedicação a Deus. Mais que isso, adorar é reconhecer genuinamente que tudo, absolutamente tudo, provém Dele.

Em João 4:23,24, Jesus nos esclarece que os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade. Isso significa que deve ser feito com sinceridade e fé. Sendo assim, a adoração nos aproxima de Deus.

Por esse motivo, é fundamental saber como criar uma rotina de adoração. Com as dicas a seguir, você conseguirá manter essa prática e ganhará forças para guardar os mandamentos para ter uma vida verdadeiramente cristã. Acompanhe!

Dê prioridade ao momento

Adorar é colocar Deus no centro das nossas vidas. E não há como fazer isso sem separar um momento para nos conectar a Ele. Então, do mesmo modo que conseguimos encontrar tempo disponível para os afazeres importantes do cotidiano, devemos arranjar um horário para dar graças ao Pai.

Planeje seu dia, inclua esse momento na agenda e faça dele um compromisso sério, tal qual ele é. Caso não consiga cumpri-lo no horário estabelecido, faça-o tão logo puder. Lembre-se que um hábito é formado pela repetição de determinada atividade.

Fuja das distrações

Nossa vida é recheada de distrações. Elas surgem, principalmente, quando nos comprometemos a dedicar nossa vida ao Senhor. Dificuldades como sono, preguiça, imprevistos que tomam tempo e amizades que nos afastam do Pai certamente aparecerão.

“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor” (Cânticos 2:15). Somos diariamente atacados por raposas, isto é, por coisas e pessoas que querem nos manter longe de Deus. Devemos vencer cada uma delas e, à medida que nos aprofundamos na presença Dele, nos tornamos mais e mais fortes.

Vá além das palavras

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram […]” (Mateus 15:8,9). Note que não se trata de proferir belas palavras. Essa lição nos foi deixada por Jesus quando nos disse que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22,37).

Aliás, a verdadeira adoração vem de um coração que ama somente a Deus e reconhece-o como único. […] Pois está escrito: ‘Adore ao Senhor, o seu Deus e só a Ele preste culto’”.

Adore ao Senhor em todas as atividades

A única maneira de colocar Deus no centro das nossas vidas é realizando todas as atividades com o pensamento direcionado a Ele, “porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas” (Romanos 11:36). “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Nós adoramos ao Pai com as escolhas que fazemos diariamente, com a forma que passamos nosso tempo tão valioso, com os nossos pensamentos e com a maneira que tratamos o nosso próximo. Envolve mais que nossas palavras. Inclui nossos olhos e ouvidos, nossos pés e mãos, nossa mente e coração.

Percebeu como criar uma rotina de adoração é fundamental na vida de todo cristão? Uma maneira de ajudar a manter esse hábito é contar com materiais de apoio, como guias de doxologia, que estreitam nossos laços com o Pai.

Acesse o nosso site e entenda como funciona nosso clube de assinaturas para receber os conteúdos que transformarão seu dia a dia na mais verdadeira adoração.

Você também pode gostar