Como lidar com os sentimentos por meio da vida espiritual?

4 minutos para ler

Saber como lidar com os sentimentos é de profunda importância para quem deseja ter uma vida plena. Afinal, sabemos o quanto nossas emoções podem influenciar nossa qualidade de vida e nossos comportamentos. Por isso, esse é um tema importante para quem deseja atingir o bem-estar espiritual.

Quando não entendemos ou não lidamos com nossos anseios, normalmente passamos a ter problemas na vida pessoal e profissional. Podemos afastar quem mais gostamos e, além disso, diminuir nosso rendimento no trabalho de maneira drástica.

Nesta postagem, falaremos mais sobre os impactos dos nossos sentimentos e como a espiritualidade pode ajudar de maneira prática. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

Quais as consequências das emoções na vida pessoal e profissional?

As emoções são uma poderosa “arma”. Quando nos sentimos bem, conseguimos fazer qualquer coisa. E, ainda melhor: fazemos tudo com capricho e com uma imensa vontade de alcançar melhores resultados, não importa em qual área da nossa vida.

Entretanto, quando o inverso acontece, tudo muda de figura. Passamos a ter dificuldade ou até mesmo a sofrer com cada revés que encontramos no cotidiano, pequeno ou grande. Isso modifica quase por completo nossa qualidade de vida e, no geral, passamos a ter uma experiência repleta de angústia e dor emocional.

Apesar de nem tudo ser totalmente controlável, ter o domínio ou o entendimento sobre nossas emoções faz com que consigamos guiar nossas vidas com mais segurança e confiança. Por isso, é importante entender o valor da espiritualidade e das nossas próprias atitudes perante a vida.

Como a espiritualidade pode ajudar?

A espiritualidade é uma ferramenta de valor inestimável. Até mesmo aqueles que não acreditam em algo maior podem ter enormes benefícios ao começar a estudar e entender vários conceitos que são de origem metafísica.

A princípio, todas as grandes religiões entendem e relatam com clareza o nosso sofrimento na vida terrena. No cristianismo, em especial, sempre vemos passagens e conceitos que são verdadeiras fonte de inspiração para conseguir sobrepor qualquer adversidade.

Além disso, a busca frequente pela positividade e pela graça de Deus faz com que a negatividade deixe de ter grande atuação nas nossas vidas, uma vez que entendemos que essas emoções são passageiras e que tudo acontece por uma razão, que é importante para nosso crescimento pessoal e espiritual.

No cristianismo, somos orientados a sempre optar pelo caminho da positividade e da gratidão. Não importa o quão ruim estejamos, devemos seguir os ensinamentos de Cristo e da Palavra, que nos fortalecem e preparam para tudo o que pode acontecer na nossa existência.

O que a Bíblia nos ensina sobre isso?

A Bíblia tem inúmeros versículos sobre o controle das emoções, informando, inclusive, que as más emoções são fruto do pecado e da falta de controle interno. Além disso, também somos orientados em inúmeros momentos a aumentar nosso entendimento do mundo e sermos guiados pela confiança em Deus e no Espírito Santo.

Em Romanos 12, é informado o esforço que temos de fazer para pensar de acordo com nossa fé e, principalmente, com aquilo que nos convém, evitando escolher ou permanecer em pensamentos negativos e autodestrutivos.

Outras importantes lições desse capítulo são a orientação para o pleno exercício dos nossos dons dados pela graça divina e a busca contínua e sem restrições ao amor ao próximo e a todas as coisas, uma vez que essa é a única forma de transcender e vencer o mal de forma plena e livre de pecado.

Todos esses ensinamentos, no seu cerne, são maneiras práticas de saber como lidar com os sentimentos de forma produtiva, tendo sempre a positividade e amor como princípios. Aplicando esses conceitos, é certo que qualquer tribulação terá menor intensidade e duração, assim como suas emoções estarão fortificadas e preparadas para qualquer tipo de adversidade que possa vir a ocorrer na sua vida.

Gostou do post? Veja nosso site e conheça algumas recomendações de literatura cristã. Amplie seus conhecimentos na Palavra e melhore sua vida por meio da leitura!

Posts relacionados

Um comentário em “Como lidar com os sentimentos por meio da vida espiritual?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.