Você sabe como se manifesta o amor de Deus?

3 minutos para ler

Alguns mistérios e acontecimentos de nosso mundo são difíceis de entender. Muitas pessoas não sabem como se manifesta o amor de Deus e de que modo ele age em nossas vidas.

Porém, é fundamental entender esse amor e a sua importância. Além disso, temos de reconhecer que ele é incondicional, ou seja, não depende de nossos esforços. Por isso, vamos entender o que ele é, o que a Bíblia diz sobre o tema e de quais formas ele se manifesta. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é o amor de Deus?

O amor de Deus é algo difícil de ser explicado, afinal, Ele é o próprio amor. Por mais que definições possam ser apresentadas, só entendemos de maneira completa quando o experimentamos em nossa vida.

Ele não é um sentimento que possa ser aumentado ou diminuído, pois é intenso, incondicional e não depende de nossas atitudes. Sendo assim, faz parte do caráter divino, ou seja, não pode ser acrescentado ou retirado das características divinas.

O que a Bíblia diz sobre o amor de Deus?

A Bíblia coloca o amor como um dos atributos de Deus, porém, isso não significa que é apenas uma qualidade ou adjetivo que possa ser acrescentado. Os atributos são características que O definem, sendo impossível separá-los.

Em 1 João 4:8, o apóstolo escreve que Deus é amor. Isso demonstra que o amor é parte do caráter divino, sendo eterno, infinito, soberano e incondicional. Não precisamos fazer nada para que Ele nos ame.

Os autores do Novo Testamento utilizam o termo grego “ágape” para exemplificar o amor de Deus. Isso indica que é um amor profundo, que não se baseia em condições para existir. Não há nada que possa ser feito para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, pois Ele é a própria fonte desse amor.

Quais são as formas de manifestação desse amor?

O amor de Deus pode ser manifestado de diferentes formas. Vamos conhecer algumas delas!

Misericórdia

É o ato de Deus em que ele imputa a justiça perfeita de Cristo aos pecadores eleitos, propiciando a manifestação de seu amo. Pela sua misericórdia ele perdoa definitivamente a transgressão do seu povo por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

Aliança

As alianças de Deus na Bíblia começam no Antigo Testamento e se espalham por todo o período histórico. Por meio delas, Ele promete libertar o povo e ser o Deus deles, estabelecendo uma relação de confiança.

Graça

A graça divina nos remete ao amor ágape. Desse modo, a promessa de Deus traz segurança para o cristão, pois ele não depende de sua própria capacidade inexistente, mas da graça divina, que é eterna.

Neste artigo, entendemos como se manifesta o amor de Deus, vimos que ele não é condicional e que nada podemos fazer para aumentá-lo ou diminuí-lo. Portanto, precisamos entender a necessidade de reconhecê-lo e saber que a maior manifestação desse amor foi a cruz.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o amor de Deus? Deixe seu comentário e conte a sua experiência!

Posts relacionados