Como ter alegria? Veja o que a Bíblia nos ensina!

4 minutos para ler

Saber como ter alegria é um dos segredos da vida e, se olharmos a Bíblia com o olhar um pouco mais cuidadoso veremos que, ao longo da história, esse sentimento confortável está diretamente relacionado com a presença de Deus.

Quando não pecamos e seguimos os mandamentos impostos pelo velho testamento, conseguimos habitar em segurança no Criador e, portanto, conseguimos experienciar o que há de melhor na vida terrena.

Além disso, vale mencionar que a vinda de Jesus é amplamente reconhecida como uma das notícias mais alegres e felizes para a humanidade (são as boas novas mencionadas em Lucas 2:10-11) e, por isso, seguir os ensinamentos bíblicos é extremamente importante para alcançar a paz de espírito.

Ao longo desta postagem, falaremos mais sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre a alegria e como conquistá-la. Ficou interessado? Continue a leitura!

Os principais ensinamentos bíblicos sobre alegria

Existem algumas passagens que são bem claras sobre o que é e como conquistamos a alegria. Mencionaremos primeiro o versículo que está presente em Gálatas 5:22-23, em que é explícito que o fruto do espírito é o amor, a paz, a bondade, a alegria e outra experiências positivas. Isso indica que o resultado da nossa devoção e boas ações é o bem-estar pleno, e que contra isso não há nada que se possa fazer.

Em seguida, também podemos mencionar Salmos 16:8-9, em que está claro que o coração e alma se tornam alegres quando se habita em Deus. Por fim, temos em João 15:10-11 que é outra evidência clara sobre o amor do Senhor para aqueles que guardam suas leis e, por resultado, permanecem alegres e seguros até o fim da existência.

Todas essas são algumas demonstrações básicas sobre a relação entre a intervenção divina para aqueles que seguem todas as orientações do Senhor. Sabendo disso, chegou o momento de falarmos sobre como esses ensinamentos podem modificar nossa qualidade de vida.

Como os mandamentos mudam nossa vida

Agora que já passamos sobre a parte mais “técnica” e teológica da nossa postagem, chegou o momento de falarmos como os mandamentos mudam nossa qualidade de vida de maneira prática.

A princípio, os 10 mandamentos de Moisés são ótimas diretrizes para caminharmos com ética e moral em nossas vidas. Não roubar e não cair em tentação aos prazeres terrenos, por exemplo, são maneiras de garantir o equilíbrio e impedir a falta de excessos, que podem aos poucos reduzir nossa qualidade de vida e causar grandes transtornos.

Todas essas diretrizes são simples e facilmente aplicáveis por qualquer pessoa, e mesmo com sua simplicidade aparente, elas são um verdadeiro pilar para o desenvolvimento do caráter e da força de espírito para conseguir resistir a tentações ou adversidades do cotidiano.

Mesmo parecendo pouco, esses ensinamentos, em conjunto com as demais orientações bíblicas, como a oração, fazem com que consigamos nos aproximar de nossa espiritualidade, o que, consequentemente, nos torna mais próximos de Deus. Ao longo do tempo, passamos a servir a Cristo e a conhecer mais sobre a palavra, o que nos torna ainda mais sábios e preparados para o futuro.

A importância de buscar a palavra de Deus

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a busca da palavra do Senhor é uma das melhores formas de conseguir o bem-estar pleno. Inclusive, somos orientados dentro do texto bíblico, a espalhar os ensinamentos e a auxiliar aqueles que precisam de ajuda.

Lembrando que nossa fidelidade ao Senhor não deve ser confundida com uma pregação agressiva, uma vez que essa medida não resolve e que Jesus nos ensina claramente que não devemos expor ideias mais profundas para aqueles que não desejam ouvir.

Em todo caso, conseguir ter alegria é uma questão de controle dos desejos do corpo com a ligação da vontade divina, que ajuda a guiar nossas ações e, principalmente, nossos bons pensamentos. Esse ciclo se retroalimenta e faz com que consigamos ter o que nós conhecemos como paz de espírito e tranquilidade que, em muitos casos, é o objetivo de todos aqueles que desejam sucesso.

Gostou do post? Que tal conhecer mais sobre nossas recomendações de leitura Cristã? Entre em contato e saiba mais a respeito!

Posts relacionados

2 thoughts on “Como ter alegria? Veja o que a Bíblia nos ensina!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.