Contentamento: entenda o conceito e sua importância 

3 minutos para ler

O contentamento faz parte da sua vida? Essa é uma qualidades importante para a pessoa cristã. No entanto, nem sempre é fácil exercitá-la, já que os desafios do dia a dia geralmente nos fazem reclamar, ficar impacientes e tristes.

Neste artigo, você vai descobrir o que a Bíblia diz sobre essa virtude e como ela pode fazer parte da sua rotina. Você vai ver que uma vida em contentamento pode ser muito mais leve e alinhada com a vontade de Deus. Boa leitura!

O que é contentamento?

No dicionário, contentamento é o estado de quem está contente e satisfeito. Para a maioria das pessoas, pensar nisso leva a crer que é necessário estar sempre feliz e sorrindo. Mas não é disso que esse conceito fala. Afinal, é inevitável que algumas situações da vida nos atinjam negativamente e tirem nosso sorriso.

No entanto, alguém que alcança o contentamento vai se abalar muito menos por momentos difíceis da jornada. Essa pessoa não vai perder suas esperanças e nem seu ânimo, pois sua satisfação está em algo mais firme do que as inconstâncias da vida.

O que a Bíblia diz sobre contentamento?

A Bíblia fala muito sobre essa virtude e sobre a necessidade dela, mostrando que nossa satisfação não deve estar em coisas desse mundo, mas em Deus. Paulo diz, em Filipenses 4:4: “Alegrem-se sempre no Senhor”. O apóstolo também fala, no versículo 12 desse mesmo texto, que aprendeu a estar contente em todo o tipo de situação, seja ela boa ou ruim.

Ninguém melhor que Paulo para falar sobre isso, afinal, ele passou por muitas dificuldades em sua trajetória. Foi preso, agredido, apedrejado e quase morreu algumas vezes. Mesmo assim, ele diz ter aprendido a estar contente. Podemos entender que essa é então uma qualidade que podemos nos esforçar para desenvolver.

Jesus nos mostra que nosso contentamento está ligado diretamente à nossa confiança no cuidado de Deus, e por isso é tão importante. Em Mateus 6:26-30, Ele fala que, se o Pai se cuida tão bem das aves e das flores, nós, que somos filhos dEle, não deveríamos ficar ansiosos com o que pode ou não acontecer, pois Ele com certeza vai nos dar tudo que precisamos.

Por que é importante desenvolver essa virtude?

O autor John Piper fala no livro “Plena Satisfação em Deus” que Deus é glorificado quando nós ficamos satisfeitos. Esse é um motivo principal para desenvolver o contentamento. Quando estamos insatisfeitos, é como se nós falássemos para Deus que Ele está errado em suas decisões sobre a nossa vida ou que não está cuidando direito de nós.

Ter essa satisfação vai fazer com que você consiga descansar em Deus e nos planos que Ele tem. A vida se torna mais leve e você com certeza vai ser um exemplo para outras pessoas. Ao mesmo tempo, o contentamento te leva para mais perto do Pai.

Gostou de entender melhor sobre contentamento? Esperamos que este artigo ajude você a buscar mais essa qualidade e os benefícios que ela traz na vida cristã. Uma forma de exercitar essa virtude é lendo mais a Bíblia e bons livros que falam sobre o tema. Meditar nesses textos vai fazer você assimilar melhor a ideia de satisfação em Deus.

A DoxaBox quer compartilhar com você materiais valiosos para o seu momento devocional. Entre em contato conosco e descubra como nossas caixas vão edificar sua vida espiritual.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.