Devoção cristã: o que a Bíblia diz e como colocar em prática?

3 minutos para ler

Em Salmos 119:2, lemos que bem-aventurados — ou seja, muito felizes — são aqueles buscam ao Senhor de todo o coração e obedecem aos seus mandamentos. Podemos entender que o princípio da devoção cristã passa por esse versículo, afinal, é diretamente ligado à necessidade de manter uma vida de intimidade com o Pai.

Neste texto, queremos mostrar o que a Bíblia fala sobre devoção e como podemos aplicar esse conceito em nossa vida cotidiana. Quer entender mais sobre esse tema? Então é só seguir a leitura.

O que é a devoção cristã?

Primeiramente, é importante saber que a devoção à Deus é um ato voluntário e que cada um precisa buscar individualmente. Esse termo, que ter origem no latim, significa a ação de se dedicar a algo, se consagrar, cultuar.

Um dos grandes exemplos de devoção que encontramos na Bíblia é o do apóstolo Paulo, que dedicou sua vida à pregação do evangelho. Ele escreveu:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20 ACF)

Ele entendeu que o mais importante em sua vida era viver para a glória de Deus, afinal, foi para isso que fomos criados (Isaías 43:7). Encontramos ainda outros textos bíblicos que nos mostram como e por que viver uma vida devota.

Em João 4:23, vemos que Jesus fala que o Senhor procura verdadeiros adoradores que adoram o Pai em espírito e em verdade. Já em 1 Tessalonicenses 5:17 lemos “Orai sem cessar”. São textos que nos sugerem a necessidade de uma constância na nossa adoração e nas nossas práticas cristãs.

Como ter uma vida de devoção?

Agora que você já sabe o que é a devoção à Deus, pode entender como ela se torna prática em nosso dia a dia. É importante que nossas atitudes de adoração sejam, acima de tudo, sinceras e voluntárias. À medida que ganhamos intimidade com o Pai, Ele mesmo nos mostra de quais formas podemos adorar a Ele.

É claro que cada pessoa tem sua maneira individual de cultuar e servir ao Senhor, no entanto, podemos citar algumas ações que mostram nossa adoração:

  • orar e ler a Bíblia para conhecer mais do Senhor e da vontade dEle;
  • obedecer aos mandamentos que Ele deixou;
  • dar valor aos momentos de comunhão com o Pai;
  • estar em contato com Deus mesmo em meio à rotina corrida;
  • procurar fazer tudo para a glória de Deus;
  • demonstrar sua fé mesmo em momentos difíceis;
  • servir outras pessoas com amor;
  • compartilhar com outras pessoas seu louvor a Deus.

Buscar uma vida de devoção cristã é o caminho para mostrarmos nossa gratidão a Deus. Adotando práticas de culto ao Pai em nossa rotina, estamos valorizando o amor dEle por nós e reconhecendo que Ele é merecedor de nossa devoção mais profunda devoção e de nosso louvor. Que tal começar hoje mesmo sua busca por uma adoração intensa e verdadeira?

Se você quer acompanhar outros conteúdos como este, assine nossa newsletter e receba outros artigos em seu e-mail.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.