Devocional cristão: o que é, a importância e como fazer

6 minutos para ler

Manter-se conectado com Deus é uma tarefa que exige comprometimento diário, pois somente pelo contato constante nós conseguimos estabelecer um relacionamento saudável. O devocional cristão é uma forma de nutrir nossa vida espiritual e, consequentemente, adquirir mais conhecimento relevante para nossa vida.

Neste artigo, vamos entender o que é o devocional e como ele é importante para o cristão. Além disso, traremos algumas dicas de como ele pode ser feito. Acompanhe a leitura!

O que é devocional?

O termo devocional deriva da palavra devoção, que significa apego sincero e fervoroso a Deus. Podemos definir, então, que ele é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar aos assuntos espirituais, ou seja, investir momentos em contato com o divino.

Existem várias formas de realizá-lo, sendo que alguns podem fazer um culto breve em família com uma leitura bíblica, outros cantam hinos, estudam algum livro que trate sobre assuntos espirituais e ajude a aproximar de Deus. De forma geral, ele está ligado com o estudo da Bíblia e de conteúdos que possam trazer nutrição espiritual.

O relacionamento com Deus deve ser constante, portanto, nada melhor do que separar um tempo para seu devocional diário. O tempo deve ser definido por você, de acordo com o que for possível e necessário dentro da sua realidade.

Qual é a importância dele para o cristão?

Mas será que separar um tempo para a devoção é importante para o cristão? Essa é uma dúvida muito comum, pois alguns acreditam que não há necessidade de estar em contato diário com Deus. Porém, esse hábito traz benefícios para a vida espiritual. Vamos conhecer os principais!

Incentiva o exercício diário da oração e meditação

Por meio das práticas devocionais você consegue exercitar a oração e a meditação diariamente. Esses hábitos são fundamentais para o nosso viver cristão, já que orar é uma forma de conversar com Deus. Do mesmo modo, a meditação também é muito importante, pois durante ela conseguimos tira lições sobre nossa vida espiritual.

Permite que você conheça a vontade divina

Durante seus períodos devocionais você tem a oportunidade de conhecer a vontade de Deus para a sua vida em diversas áreas. A Bíblia é muito rica em ensinamentos que são valiosos para a nossa vida, sendo como bússolas a guiar nossos passos.

Estreita o relacionamento com Deus

É difícil estreitar o relacionamento com uma pessoa quando temos pouco ou nenhum contato com ela. Assim funciona quando falamos do relacionamento com Deus. É muito difícil nos aproximarmos dEle sem ter contato diário de qualidade. Por isso, o devocional é uma forma de nos conectar ao divino e manter a relação próxima.

Proporciona o crescimento espiritual

O crescimento espiritual só se dá quando buscamos conhecimento e entendimento sobre os assuntos que dizem respeito a isso. Portanto, ao praticar as atividades devocionais como parte do seu cotidiano, você se alimentará de conteúdos sólidos, que contribuirão para o fortalecimento da sua espiritualidade.

Como fazer o devocional?

Agora que já entendemos o significado e a importância do devocional cristão, vamos entender como ele pode ser feito. Não existe um modelo correto para ser seguido, sendo que cada pessoa pode decidir o que é melhor de acordo com a disponibilidade e hábitos pessoais. Mesmo assim, algumas dicas ajudam a organizar esse momento. Confira nossas sugestões!

Separar um tempo e um lugar

A primeira dica é separar um tempo e um lugar para realizar o seu devocional. As constantes atividades do dia a dia consomem grande parte de nossas horas, portanto, quando esse momento não é colocado no seu planejamento diário, é possível que ele seja deixado de lado.

Por isso, ter um horário e um local certos para realizar o seu devocional é uma forma de se comprometer com esse momento e garantir que ele ocorrerá diariamente. Se possível, separe as primeiras horas da manhã e um lugar calmo, pois isso ajuda a manter a concentração e aproveitar mais o que será estudado.

Fazer um plano de leitura bíblico

Ler a Bíblia sempre traz benefícios, mas quando um plano de leitura bíblico é feito, os resultados são melhores. Você pode definir se começará por Gênesis, pelo Novo Testamento ou se pretende fazer algum estudo temático.

Definir um método de leitura é importante para que você saiba exatamente o que deve ser lido a cada dia. Existem planos que propõem a leitura de toda a Bíblia em um ano ou que dividem os textos em temas específicos, o que pode ser um bom método de estudo.

Dar atenção ao preparo espiritual

O momento devocional deve ser diferente do que um estudo comum de algum tema secular. É uma hora separada para ouvir a voz de Deus e entender o que ele quer para a sua vida. Por isso, é importante separar tempo para oração, pedindo inspiração e compreensão sobre os conteúdos que serão estudados.

Use esse tempo para se conectar com Deus, meditando nas palavras que foram estudadas. Busque sempre entender a mensagem que está lendo e peça compreensão e entendimento.

Fazer um caderno de anotações

Outra dica interessante é fazer um caderno de anotações sobre os seus momentos devocionais diários. Nele, você pode anotar passagens que tenham chamado a atenção, perguntas sobre textos que tenham deixado alguma dúvida e fazer reflexões sobre temas espirituais.

Essas anotações são uma fonte importante de pesquisa para você e contribuem para o crescimento espiritual. Por meio delas é possível acompanhar a sua evolução e encontrar mensagens de conforto em momentos complicados.

Neste artigo, entendemos o que é o devocional cristão e a importância dele para o nosso crescimento espiritual. Separar um tempo e local e planejar os momentos de devoção são atitudes importantes para qualificar o seu relacionamento com Deus.

Além disso, usar ferramentas e recursos adicionais, como materiais de apoio, pode ajudar ainda mais na organização dos seus momento devocionais. Esses conteúdos contribuem para direcionar o que deve ser feito e trazem conhecimento para o estudo.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos relevantes sobre vida espiritual e comunhão!

Você também pode gostar