Devocional cristão: o que é, a importância e como fazer

devocional
7 minutos para ler

Manter-se conectado com Deus é uma tarefa que exige comprometimento diário, pois somente pelo contato constante nós conseguimos estabelecer um relacionamento saudável. O devocional cristão é uma forma de nutrir nossa vida espiritual e, consequentemente, adquirir mais conhecimento relevante para nossa vida.

Neste artigo, vamos entender o que é o devocional e como ele é importante para o cristão. Além disso, traremos algumas dicas de como ele pode ser feito. Acompanhe a leitura!

O que é devocional?

O termo devocional deriva da palavra devoção, que significa apego sincero e fervoroso a Deus. Podemos definir, então, que ele é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar aos assuntos espirituais, ou seja, investir momentos em contato com o divino.

Existem várias formas de realizá-lo, sendo que alguns podem fazer um culto breve em família com uma leitura bíblica, outros cantam hinos, estudam algum livro que trate sobre assuntos espirituais e ajude a aproximar de Deus. De forma geral, ele está ligado com o estudo da Bíblia e de conteúdos que possam trazer nutrição espiritual.

O relacionamento com Deus deve ser constante, portanto, nada melhor do que separar um tempo para seu devocional diário. O tempo deve ser definido por você, de acordo com o que for possível e necessário dentro da sua realidade.

Qual é a importância do devocional para o cristão?

Mas será que separar um tempo para a devoção é importante para o cristão? Essa é uma dúvida muito comum, pois alguns acreditam que não há necessidade de estar em contato diário com Deus. Porém, esse hábito traz benefícios para a vida espiritual. Vamos conhecer os principais!

Incentiva o exercício diário da oração e meditação

Por meio das práticas devocionais você consegue exercitar a oração e a meditação diariamente. Esses hábitos são fundamentais para o nosso viver cristão, já que orar é uma forma de conversar com Deus. Do mesmo modo, a meditação também é muito importante, pois durante ela conseguimos tira lições sobre nossa vida espiritual.

Permite que você conheça a vontade divina

Durante seus períodos devocionais você tem a oportunidade de conhecer a vontade de Deus para a sua vida em diversas áreas. A Bíblia é muito rica em ensinamentos que são valiosos para a nossa vida, sendo como bússolas a guiar nossos passos.

Estreita o relacionamento com Deus

É difícil estreitar o relacionamento com uma pessoa quando temos pouco ou nenhum contato com ela. Assim funciona quando falamos do relacionamento com Deus. É muito difícil nos aproximarmos dEle sem ter contato diário de qualidade.

Por isso, o devocional é uma forma de nos conectar ao divino e manter a relação próxima. Aliás, foi isso que nos motivou a criar um clube de devoção que deixa você mais perto do Criador.

Proporciona o crescimento espiritual

O crescimento espiritual só se dá quando buscamos conhecimento e entendimento sobre os assuntos que dizem respeito a isso. Portanto, ao praticar as atividades devocionais como parte do seu cotidiano, você se alimentará de conteúdos sólidos, que contribuirão para o fortalecimento da sua espiritualidade.

🙏 Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Sabe quais são as principais formas de demonstrar devoção a Deus? Descubra agora!
➡️ Confira o que a Bíblia fala sobre devoção para que ela seja colocada em prática
➡️ Que tal receber materiais que te ajudam a ter momentos especiais com Deus todos os dias? Clique aqui e saiba como!

Como fazer o devocional?

Agora que já entendemos o significado e a importância do devocional cristão, vamos entender como ele pode ser feito. Não existe um modelo correto para ser seguido, sendo que cada pessoa pode decidir o que é melhor de acordo com a disponibilidade e hábitos pessoais. Mesmo assim, algumas dicas ajudam a organizar esse momento. Confira nossas sugestões!

Separar um tempo e um lugar

A primeira dica é separar um tempo e um lugar para realizar o seu devocional. As constantes atividades do dia a dia consomem grande parte de nossas horas, portanto, quando esse momento não é colocado no seu planejamento diário, é possível que ele seja deixado de lado.

Por isso, ter um horário e um local certos para realizar o seu devocional é uma forma de se comprometer com esse momento e garantir que ele ocorrerá diariamente. Se possível, separe as primeiras horas da manhã e um lugar calmo, pois isso ajuda a manter a concentração e aproveitar mais o que será estudado.

Fazer um plano de leitura bíblico

Ler a Bíblia sempre traz benefícios, mas quando um plano de leitura bíblico é feito, os resultados são melhores. Você pode definir se começará por Gênesis, pelo Novo Testamento ou se pretende fazer algum estudo temático.

Definir um método de leitura é importante para que você saiba exatamente o que deve ser lido a cada dia. Existem planos que propõem a leitura de toda a Bíblia em um ano ou que dividem os textos em temas específicos, o que pode ser um bom método de estudo.

Dar atenção ao preparo espiritual

O momento devocional deve ser diferente do que um estudo comum de algum tema secular. É uma hora separada para ouvir a voz de Deus e entender o que ele quer para a sua vida. Por isso, é importante separar tempo para oração, pedindo inspiração e compreensão sobre os conteúdos que serão estudados.

Use esse tempo para se conectar com Deus, meditando nas palavras que foram estudadas. Busque sempre entender a mensagem que está lendo e peça compreensão e entendimento.

Fazer um caderno de anotações

Outra dica interessante é fazer um caderno de anotações sobre os seus momentos devocionais diários. Nele, você pode anotar passagens que tenham chamado a atenção, perguntas sobre textos que tenham deixado alguma dúvida e fazer reflexões sobre temas espirituais.

Essas anotações são uma fonte importante de pesquisa para você e contribuem para o crescimento espiritual. Por meio delas é possível acompanhar a sua evolução e encontrar mensagens de conforto em momentos complicados.

Neste artigo, entendemos o que é o devocional cristão e a importância dele para o nosso crescimento espiritual. Separar um tempo e local e planejar os momentos de devoção são atitudes importantes para qualificar o seu relacionamento com Deus.

Além disso, usar ferramentas e recursos adicionais, como materiais de apoio, pode ajudar ainda mais na organização dos seus momento devocionais. Esses conteúdos contribuem para direcionar o que deve ser feito e trazem conhecimento para o estudo.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para conhecer o Doxologia da Doxabox!

Nela, todos os meses, você receberá uma caixa contendo ferramentas importantes para proporcionar momentos especiais com Deus: livros, playlists, cards e kits relacionados a uma jornada de devoção. Veja no nosso site o passo a passo para receber a sua!

Você também pode gostar

38 comentários em “Devocional cristão: o que é, a importância e como fazer

  1. Muito bem explicado esse conteúdo, mas preciso do local e horário fixo para meu devocional? Pois meu tempo é muito corrido devido o trabalho e como sou casada com um marido não cristão e tenho dois filhos, então tbm preciso de tempo para cuidar de minha família. Pode me dar uma dica, por favor?

    1. Lylia, o local pode ser onde você se sente confortável, no seu quarto, na sala, na cozinha, no closet, na garagem ou até mesmo no quintal, e em relação ao horário, escolha um em que você não tenha interrupção, que nada tire a sua atenção, não precisa ser um horário fixo, portanto que você mantenha uma rotina de adoração.
      Eu acredito que você e sua casa, você e sua família vão servir juntos ao Senhor.
      Deus te abençoe.

  2. Iniciei o meu devocional faço na cozinha tenho um cantinho especial para falar com Deus gravo em áudios e envio para meus familiares e amigos!!! ☕📖
    Café com palavra… 🥰🥰🥰🥰

  3. Graça e paz a todos! Tenho uma dificuldade enorme para leitura da palavra,leio e não entra nada na minha cabeça , não consigo distrinxar um versículo se quê,fico triste e com muita raiva de mim mesma,como eu gostaria de ler entender e expor o q li. 😢😢😢😢

    1. Paz do Senhor Jesus amada , não desista de ler a palavra do Senhor Jesus persevera na oração peça o Senhor o discernimento da Palavra porque o nosso Deus pode todas as coisas . 🙏🏻

    2. Oi Maria,eu também tinha essa dificuldade,mais quando resolvi me apegar com Deus,orar e pedir entendimento, hoje leio e compreendo,por isso a importância de fazer o devocional, faça e terá todo entendimento vindo da parte de Deus 🙌 um forte abraço 💋 que Jesus abençoe sempre!!!

      1. Bom dia ,estarei começando hoje a minha rotina devocional
        Quero aprender mais de Deus,quero ter intimidade com o.meu Salvador
        Quero levar minha família a aceitar e viver pa
        ra Cristo

    3. Tenta pegar o um versiculo e leia em varias traducoes. Cada tradução conta a mesma historia usando palavras diferentes que as vezes esclarece o conteudo do versiculo.

    1. Oii Aline! Não é necessário estra batizada para começar a sua caminhada com Cristo!
      Se tu sentes que quer, vai atrás. O batismo pode ser feito quando sentir que é a escolha certa, quando tiveres a certeza de que teu lugar é numa com Ele.
      Não te preocupes, siga firme na fé, ore bastante e que Deus te abençoe!

  4. Muito bom esses devocionais por atraves da devocao nos aproximamos de Deus e apredemos a entender sua vontade para nossas vidas. Leva ele a s’erio “e coloca-lo em primeiro luga todos os dias.

  5. A paz do Senhor Jesus eu estava em dúvida sobre o devocional e graças a Deus e a todos que escreveram aqui não tenho mais nenhum dúvidas agora eu vou fazer meu devocional todos os dias com Deus obrigado a todos

  6. Oi Maria,eu também tinha essa dificuldade,mais quando resolvi me apegar com Deus,orar e pedir entendimento, hoje leio e compreendo,por isso a importância de fazer o devocional, faça e terá todo entendimento vindo da parte de Deus 🙌 um forte abraço 💋 que Jesus abençoe sempre!!!

  7. Tenho dificuldade de ler a bíblia e não consigo entender entender quando leio e não não tô conseguindo entender o que é um devocional

  8. Tenho dificuldade de ler a bíblia e não consigo entender quando leio e não tô conseguindo entender o que é um devocional

  9. Eu acredito que o devocional é uma parte importante da vida espiritual de qualquer pessoa, independentemente de sua religião. É uma oportunidade para refletir sobre nossas crenças e valores, e encontrar um sentido mais profundo em nossas vidas. Deus abençoe !!

  10. Eu concordo plenamente com a ideia de que a conexão com Deus requer comprometimento diário. É importante dedicar um tempo para a oração e meditação, para que possamos fortalecer nossa fé e encontrar paz em momentos de dificuldade

  11. Tenho um pouco de dificuldade quando faço a leitura da Bíblia não consigo entender o significado da keitura e do que é um devocinal de uma clara

  12. Eu faço meu devocional todos os dias
    Tem edificado a minha vida
    Sempre acompanhada da Claudia Rodrigues Miss
    Devocional do Refrigério da alma
    E hoje tá sendo diferente resolvi
    Compartilhar a minha experiência de superação sofri um acidente de bicicleta
    Tem 2 semanas com moto
    Sou ministra de dança Profética
    Vcs não imagina como tem sido difícil
    Tenho um Canal no YouTube
    Onde todos me conhecem como Andréa Moraes eu foi diagnosticada de um fratura no osso da pélvica tenho que ficar de repouso
    A palavra hoje de Deus pra nossas vidas e seja forte e corajoso não temas
    Deus é contigo e te dar forças pra avançar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.