É possível ser cristão sem ir à Igreja? Leia e descubra!

3 minutos para ler

Você se pergunta se é possível ser cristão sem ir à igreja? Esse é um questionamento bastante comum e muitas pessoas acabam em dúvida sobre a veracidade da própria fé apenas pelo fato de não terem interesse em frequentar uma igreja.

Neste artigo, vamos buscar esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Primeiro, vamos falar o que faz de uma pessoa uma cristã. Depois, vamos mostrar qual é o papel da igreja nesse cenário e quais práticas você pode cultivar para manter uma vida com Deus mesmo sem participar de uma comunidade de fé.

Continue a leitura e entenda se é possível ser cristão sem ir à igreja.

O que define uma pessoa cristã?

Muitas pessoas que têm dúvidas se é possível ser cristão sem ir à igreja podem não entender, de fato, o que é ser cristão. Que tal olharmos para alguns textos da Bíblia que podem nos amparar sobre o assunto?

A palavra “cristãos” aparece em Atos 11:26, quando os discípulos foram chamados assim. De maneira simplificada, essa expressão significa aquele que segue a Cristo ou aquele que segue os ensinamentos de Cristo.

Além disso, ir ou não à igreja não tem relação com a salvação. A Bíblia diz: “se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9 ACF). Então, crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida é o único requisito. A salvação vem pela fé e não pelas obras (Efésios 2:8-9).

Ir à igreja é fundamental?

Se é possível ser cristão sem ir à igreja, por que essa prática é tão enfatizada? A igreja é o local de reunião dos cristãos, que se juntam para adorar a Deus e se edificarem mutuamente. É um espaço de comunhão com outros discípulos de Cristo e um caminho para que você tenha uma vida cristã forte e constante.

No entanto, às vezes e pelos motivos mais diversos, muitas pessoas ficam impedidas ou não conseguem fazer parte de uma comunidade de fé local e, ainda que congregar seja muito importante (Hebreus 10:25 RA), isso não impede que busquem manter sua comunhão com Deus e até mesmo com outros cristãos, mesmo que não estejam indo à igreja.

A intimidade com Deus é um processo individual, íntimo e pessoal: “assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12), e você pode buscá-la mantendo uma vida de oração, lendo a Bíblia constantemente e fazendo seu momento devocional diário.

Além disso, nada impede que você procure outros irmãos em Cristo para orar, ler a Bíblia e conversar. Essa comunhão, mesmo fora das paredes da igreja, pode ser muito edificante para a sua vida.

Agora, que tal colocar em prática nossas dicas para a sua vida cristã individual? A DoxaBox é um dos caminhos para manter uma vida devocional e íntima com o Pai em meio a sua rotina.

Acesse o site e conheça nosso projeto que vai ajudar você a se conectar com Deus diariamente por meio de livros, músicas e itens especiais.

Posts relacionados

4 thoughts on “É possível ser cristão sem ir à Igreja? Leia e descubra!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.