Escola bíblica dominical: o que é e qual a sua importância?

escolabiblicadominicaloqueeequalasuaimportancia
4 minutos para ler

A escola bíblica dominical é muito conhecida nas igrejas por ser uma fonte de educação cristã e uma das responsáveis pela formação social, moral e espiritual. Trata-se de uma importante prática para o aprendizado, pois ajuda os cristão a terem mais conhecimento sobre as escrituras e suas práticas no dia a dia.

Este processo de educação e desenvolvimento passa por várias etapas. Em uma delas, por exemplo, os professores ensinam as técnicas para o estudo bíblico e orientam sobre o comportamento dos cristãos fora e dentro da igreja.

Além disso, tratam de assuntos que reforçam a relevância do convívio com os irmãos de fé e compartilham uma série de conhecimentos adquiridos em cursos e também na própria experiência cristã.

Gostaria de saber como surgiu a escola bíblica dominical e qual é a sua importância? Prossiga com a leitura deste post!

Como a escola bíblica dominical surgiu?

A educação cristã começa no ambiente doméstico, em que os próprios pais ensinam seus filhos a prática da oração e da leitura da Bíblia. Este conhecimento também pode ser obtido em cultos, que possuem ensinamentos profundos e importantes sobre a fé.

Porém, foi no século 18 que surgiu, na Inglaterra, um movimento religioso que hoje é chamado de avivamento evangélico. O fenômeno causou impactos profundos e muito positivos na igreja, trazendo um avanço sobre os estudos cristãos.

Neste contexto, começou a se pensar ainda mais nos jovens e nas crianças e no seu desenvolvimento ético, moral e espiritual. As formações buscavam ensinar os princípios dos hábitos cristãos, o estudo e a leitura da Bíblia, a prática da oração e principalmente a priorizar a melhoria na relação com Deus.

Mas, naturalmente, os estudos passaram a incluir os adultos (que também estão em constante desenvolvimento e aprendizado). A iniciativa teve grande repercussão e originou a escola bíblica dominical.

Entenda a importância da escola bíblica para a vida cristã

Deve ser motivo de alegria para o cristão participar de algo tão importante como Escola Bíblica Dominical. ” Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (salmos 122:1). As igrejas passaram a incentivar esse método de ensino para a aprofundar o conhecimento na palavra. Veja, a seguir, a relevância em nossos dias!

Estudar a Bíblia

As igrejas determinam um local apropriado para o estudo da Palavra e dão aos seus membros a possibilidade de desenvolver seu crescimento, empatia e aprimorar o caráter. Na escola bíblica, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento nas escrituras, e colocar em prática a leitura bíblica diariamente no seu devocional. Sua participação é muito importante para alcançar o seu crescimento espiritual

Convívio com membros da comunidade

A escola bíblica é uma excelente oportunidade para toda a família, podemos aprender a conviver com os membros da comunidade e fazer amigos com pessoas que têm a mesma fé. A dinâmica ajuda no conhecimento da Bíblia, na criação de novas amizades, pois praticam a leitura, a oração e o fortalecimento da união entre os cristãos. Nesse espaço, os irmãos se reúnem com o mesmo objetivos de se aproximar de Deus.

Obter aprendizado bíblico

Um dos principais propósitos de participar da escola bíblica dominical é obter aprendizado bíblico, já que o ensino é sempre em torno da Sagrada Escritura. O conhecimento é transmitido de forma dinâmica e lúdica para que as mensagens de Deus sejam absorvidas pelos ouvintes. O resultado disso é a ajuda espiritual mútua, a amizade verdadeira e a harmonia.

Agora você já sabe como surgiu a escola bíblica dominical e qual a sua importância para a vida dos cristãos! Saiba que participar da Escola Bíblica, traz diversas vantagens para os aprendizes, que conseguem ter uma comunhão mais profunda com Deus e com seus irmãos de fé por meio do conhecimento da mensagem divina.

Gostou do conteúdo e deseja obter mais informações sobre vida espiritual? Acesse nosso site e faça parte dessa jornada de conhecimento.

Você também pode gostar
caminho

Caminho

9 comentários em “Escola bíblica dominical: o que é e qual a sua importância?

  1. A paz do Senhor,

    Meu Nobre, seus artigos são bençãos para a glória de Deus. Parabéns, muito enriquecedor! Que o Senhor continue te usando nessa terra, para abençoar mais vidas!

  2. Olá! A paz do. Senhor Jesus! Amei tudo que foi falado sobre o assunto escola bíblica dominical. Deus lhe abençoe grandemente sua vida 🙏🙏🙏

  3. Gostei vou assistir os vidios é acompanhar pra mim adquerir, mas conhecimento da palavra de Deus na biblia.

  4. Excelente esse estudo sobre EBD, bênção de Deus, que o SENHOR Jesus continue derramando sobre sua vida e sua família com às mais ricas bênçãos do céu

  5. Excelentes esses estudos sobre a escola biblica dominical. Bênção de DEUS pra nós todos. Gostei muito e aprendi também nesta escola… sou aluna da E. B. D. da igreja batista palavra viva. Com a PASTORA MÁRCIA. Ptra. RENATA e ptra. SIMONE. Gosto muito da E B.D.

  6. Que Deus continue abençoando grandemente sua vida, fiquei muito agradecido pelas informações sobre a escola dominical.
    E com certeza vou passar estás informações aos outros.

  7. A forma de simplificar o conhecimento e o valor da escola bíblica dominical para os Cristãos ter conhecimento sobre as escrituras, muito boa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.