Entenda a importância de ter esperança em Deus!

4 minutos para ler

Diante dos desafios da vida, não é incomum entrarmos em estado de desânimo, principalmente em relação ao futuro. Contudo, como cristãos, é muito importante desenvolvermos a esperança em Deus. Inclusive, a Bíblia nos aponta diversas passagens sobre isso.

No post a seguir, confira o que significa ter essa esperança em Deus e quais versículos nos trazem essa mensagem. Saiba também como ela ajuda em nossa felicidade diária. Boa leitura!

Afinal, o que significa ter esperança em Deus?

Para começar, é importante entender que ter esperança em Deus não é acreditar que a vida será ausente de problemas e dores. Pelo contrário, a importância de desenvolver essa esperança está exatamente em alcançarmos a capacidade de superar os momentos difíceis e viver bem a cada dia. Afinal, com ela, é possível:

  • passar pelos desafios de cada fase da vida, como quando entramos na velhice;
  • nos conformar em situações difíceis, como em nossas enfermidades ou nas dos outros;
  • aproveitar cada momento da vida, acreditando na felicidade que eles contêm.

Inclusive, segundo C.S. Lewis, é nos desafios da vida que mais podemos perceber a presença de Deus e que Ele está conosco, como notamos em sua frase célebre:

“Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é Seu megafone para despertar um mundo surdo”.

Quais são os principais versículos da Bíblia sobre esperança?

Apesar de ser nos momentos mais complicados que colocamos nossa esperança em Deus e refletimos sobre ela, a Bíblia nos convida a viver essa esperança em todos os momentos. A seguir, veja os principais versículos que falam sobre essa experiência.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. Jo 14, 1-3:

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.” Dt 31,6:

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5, 1-5:

“E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.” Jo 11, 18:

“Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lm 3, 18-26:

A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia. Assim, é importante manter a fé para alcançá-la, principalmente com pequenas ações diárias.

Quer estar todos os dias na presença de Deus, alimentando a sua fé e fortalecendo sua esperança Nele? Conheça a Doxabox!

Uma iniciativa que visa reunir irmãos das mais diversas denominações cristãs no propósito das práticas devocionais, mensalmente desenvolvimento um conteúdo temático baseado nas disciplinas espirituais.

Você também pode gostar

9 comentários em “Entenda a importância de ter esperança em Deus!

  1. A esperança nos faz lembrar nas promessas de Deus, e enfrentar os dificuldades com leveza pois sabemos que Deus, está sempre no controle da situação. Isso é fé e esperança. Tudo vai dar certo! Eu confio em voz!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.