loader image

Quem foi Eugene Peterson e o que podemos aprender com suas obras

Eugenio Peterson
6 minutos para ler

Grandes autores cristãos trazem reflexões importantes para nossa vida diária, contribuindo para a prática do cristianismo e para conhecermos mais a Deus. Eugene Peterson foi um grande pastor, teólogo e escritor, reconhecido por seus estudos e escritos.

Nós sabemos que a Bíblia é nossa principal referência, porém, outros livros também oferecem conteúdos relevantes para a caminhada cristã. Por isso, vale a pena investir em boas obras e qualificar o nosso conhecimento, o que possibilita melhorar o nosso relacionamento com Deus.

Neste artigo, vamos mostrar quem foi Eugene Peterson e o que podemos aprender com suas obras. Continue a leitura!

Quem foi Eugene Peterson?

Eugene Peterson foi um pastor presbiteriano, professor, teólogo, escritor e poeta. Ele nasceu em 1932, no estado de Washington (EUA), e ainda jovem se mudou com a família para Montana, onde foi criado. Graduou-se pelo Seminário Teológico de Nova Iorque e pela Universidade John Hopkins.

Em 1962, fundou a Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei, único local em que atuou como pastor titular. Ele trabalhou por 29 anos nesse ministério, atendendo aos membros e tendo uma experiência direta com o público. Já durante esses anos, ele começou a escrever e produzir materiais relevantes.

A partir de 1991, ingressou no Seminário de Pittsburgh como autor residente. Depois de certo tempo, tornou-se professor de teologia no Regente College, no Canadá. Nessa época, dedicou-se ainda mais ao trabalho de escritor e poeta, produzindo grandes obras para o mundo cristão.

Peterson foi conhecido por muitos como o pastor dos pastores, devido ao prestígio que tinha com teólogos e outros pastores. Além disso, seus escritos também são interessantes para todos os cristãos que estão interessados em uma teologia sólida e bem fundamentada.

Ele faleceu no dia 22 de outubro de 2018, aos 85 anos, deixando mais de 30 obras sobre temas importantes do cristianismo. Seus escritos são apreciados por teólogos, pastores e cristãos, e atingiram pessoas que se interessam pela linguagem da sua tradução da Bíblia.

Quais são suas principais obras?

Como falamos, Peterson escreveu muitos livros sobre temas diversificados. Vamos conhecer algumas das principais obras.

Bíblia — A Mensagem

A maior contribuição literária de Eugene foi, sem dúvidas, a Bíblia — A Mensagem, que é uma versão das escrituras com uma linguagem contemporânea. Mesmo sendo uma tradução diferenciada, ela é muito fiel ao texto original, não comprometendo em nada o conteúdo.

Desse modo, ele usa um texto fiel ao original, porém, com palavras contemporâneas. Essa versão é muito boa de se ler e traz reflexões diferentes, contribuindo para enriquecer a nossa jornada espiritual.

Um ano com Jesus

Essa obra é um devocional escrito por Eugene, uma leitura muito interessante para todo cristão. Em um ano com Jesus, os leitores são guiados pelas histórias e palavras de Jesus nos evangelhos, em uma sequência de leitura, reflexão e oração ao longo dos 365 dias do ano. As leituras e meditações diárias são como orações e um verdadeiro diálogo com Jesus.

Coma este livro

Com um nome chamativo para essa obra, Peterson demonstra as Sagradas Escrituras como referência para uma sociedade em crise. Ele questiona o hábito comum de colocar as experiências pessoais como principal guia para a espiritualidade.

A intenção é levar os cristãos de volta para as Escrituras e ensinar a “comer” a Bíblia, não de maneira crítica ou apenas interessados em aprender, mas de modo participativo. Ela não deve ser vista como um livro de regras ultrapassado, contribuindo para guiar as ações no presente.

A oração que Deus ouve

Nessa obra, ele fala a cristãos que compreendem a necessidade da oração e anseiam por sentir a presença de Deus, mas que ainda não estão satisfeitos com sua vida espiritual. O autor apresenta algumas causas dessa insatisfação, além de trazer lições dos Salmos que podem ser utilizadas como ferramentas para dinamizar a oração.

Trovão Inverso

O livro de Apocalipse sempre foi visto como misterioso e complicado. Por isso, Peterson escreve de forma simples e acessível essa obra que ajuda na compreensão desse trecho bíblico. Desse modo, ele oferece um melhor entendimento da visão apocalíptica, contribuindo para renovar a dos leitores.

Uma longa obediência na mesma direção

Nessa obra, o autor se concentra em escrever sobre o caminho do discipulado cristão, tendo a obediência como parte central dessa trajetória. Ele explica que o discípulo precisa negar a si mesmo diariamente, pois esse processo não é instantâneo como muitos elementos da atualidade.

Que lições podemos aprender com esse autor?

Com mais de 30 obras produzidas, Peterson deixou muitas lições importantes para seus leitores. Vamos conhecer algumas delas!

Utilizar a Bíblia como regra de vida

Um dos principais objetivos da carreira de Peterson foi exaltar o poder da Bíblia. A importância desse tema para o escritor foi tão relevante a ponto de levá-lo a produzir uma versão contemporânea das Escrituras. Desse modo, ele auxilia pessoas de todas as gerações na compreensão dos conteúdos, que devem ditar as práticas e hábitos de todos os cristãos.

Confiar na oração

A oração também está em evidência nas obras desse autor. Ele revela em muitos de seus livros a importância de orar em todos os momentos, mostrando que essa prática nos aproxima de Deus. Com obras especificamente sobre as orações, demonstra que a vida do cristão deve ser pautada por essa comunicação com o Senhor.

Valorizar a intimidade com Deus

Peterson também produziu muitas obras que ressaltam a importância do relacionamento com Deus, como o seu devocional. O autor deixa claro que a intimidade com Deus não é algo construído de uma hora para outra, mas que deve ser uma das prioridades do cristão.

Neste artigo, contamos um pouco da história de Eugene Peterson e como suas obras são relevantes para o meio cristão. É sempre bom ressaltar que boas leituras contribuem para trazer conhecimento e melhorar a nossa caminhada cristã, nos aproximando de Deus. Por isso, vale a pena investir em livros e outros materiais que nos enriquecem espiritualmente.

Quer receber conteúdos relevantes para a sua jornada espiritual? Então, aproveite para conhecer a Doxabox, uma caixa que oferece livros, devocionais e outros materiais que edificam a vida do cristão. Entre em contato conosco e conheça mais!

Você também pode gostar

4 comentários em “Quem foi Eugene Peterson e o que podemos aprender com suas obras

  1. Amei conhecer um pouco da trajetória desse homem, que seguiu a Cristo e nos deixou grandes obras para ajudar em nossa caminhada cristã.

    Onde podemos encontrar suas obras para possível compra .
    Obrigada

  2. Olá, estou procurando o livro ” Orando com os Salmos “, de Eugene Peterson.
    Não estou conseguindo localizar para comprar, mas preciso muito desse livro. Conseguem me ajudar, por favor?
    Aguardo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.