Evangelho de Marcos: o que você precisa saber!

6 minutos para ler

Ler é um ato prazeroso e fica ainda melhor quando entendemos o contexto daquele livro ou texto em particular. Os escritos cristãos são influentes até hoje e rendem muitas interpretações e obras inteiramente novas.

É o caso de Cristo Rei, do pastor Timothy Keller, diretamente inspirado pelo Evangelho de Marcos. Neste post, falaremos sobre as duas obras e a importância de cada uma delas para conhecer a vida de Cristo, além de como a morte e ressurreição são retratadas. Boa leitura!

O que nos diz o Evangelho de São Marcos?

O Evangelho de Marcos é uma das partes mais marcantes do Novo Testamento — afinal, é um dos relatos mais emocionantes da vida de Cristo. Uma curiosidade interessante é que ele é o mais curto e o mais antigo de todos os evangelhos. Entretanto, os seus 16 capítulos formam uma leitura agradável e acessível para todos aqueles que querem se aprofundar nos escritos cristãos.

Ao longo dos capítulos, conseguimos identificar que o Evangelho foi escrito, provavelmente, antes da destruição do famoso templo de Jerusalém, fato ocorrido por volta do ano 70 D.C. O testemunho dos cristãos da época atesta que o próprio Marcos foi o autor do relato, o que explica o seu nome.

Marcos não foi um dos 12 discípulos diretamente escolhidos por Jesus, mas ele testemunhou muitos dos fatos ocorridos nessa era, principalmente em relação a tudo o que aconteceu em Jerusalém. Ele era primo de Barnabé e chegou mesmo a viajar com Paulo e passar um período com outro importante personagem, Pedro.

No Evangelho, Marcos anuncia as boas novas sobre Jesus, enfatizando a sua atuação em toda a Terra. Cristo visita diversos lugares, sempre anunciando a vinda do reino de Deus, catequizando multidões, realizando milagres e curando os enfermos.

Além disso, este Evangelho também conta com outros fatos importantes para a vida cristã. O mais marcante deles é apontado pelo versículo 45 do capítulo 10:

Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Contudo, ele não se resume somente a esta revelação. No Evangelho, Jesus comprova que é realmente o filho de Deus, já que ele consegue acalmar uma tempestade, andar sobre as águas, revitalizar uma figueira cujas raízes secaram e realizar diversos milagres de cura.

Entre os beneficiados estão a sogra do apóstolo Pedro, um homem paralítico, e até mesmo uma mulher que sofria de uma hemorragia que já somava dois anos. Com a leitura do Evangelho de Marcos, o cristão passa a ter certeza de que ele é, de fato, o único filho de Deus.

O que nos diz o Livro “A Cruz do Rei”?

O livro “A Cruz do Rei” foi escrito por Timothy Keller, pastor responsável pela Igreja Presbiteriana do Redentor, fundada em 1989 em Nova Iorque. Ele comanda essa congregação desde o início e tem sido bastante bem-sucedido nessa jornada. Isso porque cerca de 5000 pessoas acompanham os cultos toda semana.

Desse modo, a experiência de Keller explica algumas das honrarias conquistadas pelo livro, um sucesso de vendas em todo mundo. A Cruz do Rei é um dos mais relevantes estudos sobre a vida e morte de Jesus Cristo, com base direta no Evangelho de Marcos.

Apesar de se basear no relato, ele também conta com outros trechos da Bíblia. Mas o foco é mesmo no Evangelho segundo Marcos, com uma explicação minuciosa envolvendo todos os 16 capítulos da obra original.

Assim, apesar de ser um livro dedicado a honrar a vida de Jesus, o filho de Deus, Keller também destrincha as palavras, a personalidade e as atitudes de Marcos durante todo o Evangelho. A obra também se destaca pela riqueza de detalhes, uma vez que engloba a passagem de Cristo pela Terra e chega até à ressurreição, após o calvário na cruz.

O principal mérito de Keller é conseguir transmitir as suas percepções sobre o Evangelho de forma acessível a todos que estejam interessados nos estudos cristãos. O pastor norte-americano é um exímio autor e suas passagens estão sempre repletas de beleza literária.

Keller consegue unir o melhor de dois mundos: entreter o leitor e ainda oferecer um entendimento completo das Sagradas Escrituras.

Além disso, o livro ainda conta com uma estrutura interessante. Keller argumenta que a identidade de Jesus como Rei sobre todas as coisas é compreendida pelos 8 primeiros capítulos do Evangelho, enquanto a segunda parte relata o propósito de morrer na cruz.

O autor também segue essa divisão, nomeando a primeira como “O Rei” e a segunda como “A Cruz”. Isso facilita o entendimento por parte do leitor e ainda o prepara para ler (ou reler, por que não?) diretamente o Evangelho segundo Marcos.

Como o livro nos ajuda a entender a vida de Jesus?

A Cruz do Rei é uma obra muito importante para esse entendimento, já que apresenta um relato direto da vida de Cristo no Evangelho de Marcos. Keller é um autor hábil e consegue transmitir suas ideias até para pessoas pouco familiarizadas com a leitura bíblica.

Não à toa, o livro se tornou um best-seller nas listas do The New York Times, o maior jornal do mundo. Quando analisamos o título completo da obra, fica mais fácil entender como ele ajuda a entender a vida de Cristo: “A Cruz do Rei: a história do mundo na vida de Jesus”.

Além disso, como ressalta Keller, os Evangelhos são os documentos históricos que contam efetivamente a história de Jesus. Assim, nada melhor do que se concentrar em um deles para apresentar a trajetória de Cristo — como foi o caso dessa obra, que se concentra em Marcos.

Keller também reproduz o calvário de Cristo, relatado pelo Evangelho, de forma a acompanhar a estrutura do livro de Marcos. Dessa forma, ele ajuda aqueles que ainda não leram a obra original e os ajuda a compreender cada detalhe — tanto da passagem de Jesus pela nossa terra quanto a sua morte e, consequente, ressurreição.

Como pudemos ver no artigo, o Evangelho de Marcos é uma peça fundamental dos escritos cristãos. A Cruz do Rei, livro de Timothy Keller, é um excelente complemento, reunindo a percepção de um dos principais autores e teólogos do mundo sobre ele.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre a Cruz do Rei e outras grandes obras cristãs? Então, entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso trabalho!

Posts relacionados

2 thoughts on “Evangelho de Marcos: o que você precisa saber!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.