4 dicas para criar o hábito da leitura e inserir em sua rotina

Para muita gente, ler é como imergir em um novo universo de conhecimentos. No entanto, sabemos que, com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil manter um hábito da leitura, mesmo desejando fazer isso. Esse é o seu caso?

A leitura, da Bíblia ou de livros inspiradores, pode transformar sua vida cristã e ajudá-lo a entender melhor o que Deus tem para falar com você. Atualmente, existem inúmeros livros com temática cristã que podem fazer parte do seu crescimento espiritual.

Por isso, separamos um espaço para compartilhar com você 4 dicas que vão ajudar a cultivar o hábito da leitura. Quer conhecer nossas sugestões? Acompanhe!

1. Leve um livro sempre com você

Uma excelente estratégia para incluir a leitura em sua rotina é levar um livro com você na bolsa ou mochila. Assim, você pode aproveitar seus momentos livres para ler alguns trechos ou até mesmo um capítulo inteiro.

Além de preencher espaços vazios e, muitas vezes, monótonos do dia, essa prática vai permitir que você encontre refúgio em mensagens positivas mesmo em meio aos momentos difíceis.

2. Crie metas de leitura

Para quem não tem o costume de ler sempre, pode ser desafiador manter o foco em um mesmo texto por um tempo considerável. Mas se você abandonar a leitura toda hora, dificilmente vai conseguir entender o raciocínio do autor.

Por isso, experimente criar metas, como ler um capítulo por vez. Você também pode definir horários específicos para imergir em um livro, garantindo que sua atenção estará completamente voltada para aquela atividade naquele horário. Desse jeito, você evita que outros afazeres sobreponham sua necessidade de ler.

3. Elimine distrações

Por falar em atenção, sabemos que a concentração é um grande desafio da vida moderna. São muitas as distrações que podem dificultar o hábito da leitura, como conversas paralelas, ruídos externos, preocupações e, principalmente, dispositivos tecnológicos como o smartphone.

Que tal separar um momento e eliminar essas distrações? Desligue seus aparelhos, vá para um ambiente mais silencioso ou mesmo aproveite para colocar uma música tranquila nos fones de ouvido. Use o momento de leitura para se desconectar do mundo e se conectar ao conteúdo do seu livro, aproveitando ao máximo esse aprendizado.

4. Faça anotações

Para tornar a leitura uma atividade prazerosa e incorporada ao seu dia a dia, outra dica é fazer anotações e marcações sobre o que você lê. Essa é uma maneira simples de prestar mais atenção ao que é lido e de fixar os aprendizados em sua mente e coração.

Ao anotar e ver em seguida tudo o que aprendeu, você com certeza vai sentir uma motivação ainda maior para continuar com esse hábito tão saudável.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a criar o hábito da leitura em sua rotina. Mas se você ainda não sabe por onde começar a buscar pelos melhores livros para sua devocional e vida cristã, queremos dar mais uma sugestão especial!

A DoxaBox é um serviço de assinatura de livros e brindes que quer proporcionar a você o material necessário para se aproximar do Pai em sua vida diária. Conheça nosso projeto e saiba como receber nossas caixas em sua casa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.