Quem foi João Batista? Conheça a história desse profeta!

5 minutos para ler

Para os cristãos, João Batista tem grande importância, por ser o precursor de Jesus. Ele viveu sua vida anunciando a chegada do Filho de Deus, e foi reconhecido em sua própria época como um homem santo — até mesmo, pelo próprio rei Herodes.

No post, confira por que João Batista é tão importante e quais foram suas origens. Veja, também, os pontos principais de seu ministério e as circunstâncias que levaram à sua morte. Boa leitura!

Quem foi João Batista e por que ele é importante?

Já no Antigo Testamento, em Isaías, 40:3, havia o anúncio de um profeta que prepararia o caminho de Jesus. Em Marcos, 1:1-14, confirmamos que a “voz que clama no deserto” é referência ao último profeta — João Batista —, que veio anunciar os ensinamentos de Deus e preparar o povo para a chegada de Jesus.

Pregando o batismo e a conversão dos pecados, ele se tornou bastante conhecido, alcançando com seus ensinamentos muitas pessoas da Judéia e Jerusalém. Porém, uma de suas principais falas se refere, exatamente, a sua principal missão, anunciar Jesus.

“Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo.”

De onde veio João Batista?

Em Lucas, 1:13-17, acompanhamos a passagem da revelação do anjo Gabriel a Zacarias, o sacerdote do templo, sobre o nascimento de seu filho João, apesar de sua esposa, Isabel, ser considerada estéril.

“(…) e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”

Outro ponto importante, apresentado no mesmo evangelho, no versículo 36, é que João Batista era parente de Jesus, pois sua mãe, Isabel, era prima de Maria. Por sinal, para aprender mais sobre a Bíblia, te convidamos a fazer parte do nosso clube de devoção.

Como foi o ministério de João Batista?

Crescendo, João Batista viveu no deserto da Judéia, até que começasse sua pregação por toda a região ao redor do Rio Jordão, batizando a todos e promovendo a conversão dos pecados. Para isso, usava palavras duras, como vemos em Lucas, 3:7-8.

“Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.”

Em seu ministério, destaca-se também o próprio batismo de Jesus, no qual ele é revelado como o próprio Filho de Deus, conforme Mateus, 3:16-17.

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

🙏 Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Saiba quem foi Aiden Wilson Tozer e por que foi conhecido como um fiel seguidor de Cristo
➡️ John Foxe: conheça o autor do “livro dos Mártires”
➡️ Quer participar de jornadas que aumentam a sua experiência com Deus? Confira aqui como realizamos isso para você!

A morte de João

Tendo repreendido o rei Herodes por sua conduta pecadora, ao se casar com a esposa de seu irmão, João foi preso. Porém, o rei tinha medo dele e o protegia. Mas Herodíades, sua esposa, o odiava e, por isso, armou um plano para que ele fosse morto.

Conforme vemos em Marcos, 6:17-29, aproveitando-se que o rei prometera um prêmio à filha dela, Herodíades manda que a moça peça a cabeça de João em uma bandeja. Com isso, ele é decapitado, e seus discípulos resgatam seu corpo e o enterram.

João Batista foi um grande profeta, que pregou o evangelho, alertando a todos de sua época sobre a conversão dos pecados. Sendo morto por um ato de vingança, ainda assim, foi reconhecido como um homem santo em seu tempo e, ainda hoje, é um dos maiores nomes da crença cristã.

Gostou do post? Que tal aprender mais sobre a palavra de Deus e sentir a presença dEle? Aqui na Doxabox temos um clube de assinatura voltado à devoção ao Criador.

Todos os meses preparamos uma caixa com livros, guias e outros materiais cujo propósito é transformar seus dias em uma vida de verdadeira adoração divina. Acesse nosso site e faça sua assinatura hoje mesmo!

Você também pode gostar
caminho

Caminho

30 comentários em “Quem foi João Batista? Conheça a história desse profeta!

    1. João Batista ele foi necessário vir a terra para quebrar um ciclo que havia na nação de Israel, então o anjo Gabriel aparece a Zacarias zacarias significa: Deus se lembrou.
      Deus tinha ficado em silêncio por 400 anos sem falar nada no período intetestamentario ou seja o período interbiblico, aí o anjo aparece para Zacarias no templo chefe dos sacerdote por sua turma dizendo que sua esposa Isabel estaria grávida,depois que o bebê nasce ai é quebrado o silêncio de 400 anos por causa da promessa que Deus tinha feito para Israel.
      E que também João seria o precursor do Messias esperado.

    1. Olá Paulo, tudo bom? Agradecemos seu contato! A Doxabox é um clube de assinatura com foco em vida devocional, você pode receber todos os meses em sua casa, uma caixa com ferramentas que irão te ajudar no seu devocional. Acesse nosso site http://www.doxabox.com.br

    1. Em Matheus está escrito que quando Jesus retornou para Israel (e foi para Galileia) Herodes estava morto, mas Herodes mandou matar João Batista, e este batizou Jesus, como João Batista batizou Jesus, se tendo sido morto a mandonde Herodes, e este tbem morto quando não retorno de Jesus, estava morto?

      1. Herodes era uma dinastia ,Herodes o grande ,Herodes do tempo do nascimento de Jesus e Herodes antigas que matou João Batista,

  1. Glória a Deus por tudo.
    Fiquei muito focado e me prendi ao texto, conferindo pelas referências, não pude me conter .
    …muito edificante e nos leva a ser mais amante da palavra de Deus.

  2. Eu gostaria muito de saber se João Batista foi batizado é quem o batizou ?
    Já procurei mas não encontrei resposta convincente.
    Alguém pode me ajudar?

    1. Foi, João Batista que precisou nascer para quebrar o silêncio de 400 anos?
      Por favor me tirem essa dúvida?
      Respondendo a cima,
      Foi o próprio João Batista que se batizou, (Elaine)
      Pois, tinha plena autoridade para tal.

    2. João Batista já nasceu com o Espírito Santo, ou seja! Desde o ventre de sua mãe que já era selado pelo Espírito Santo. Por ele ser profeta não tinha necessidade nenhuma do batismo, obs que nenhum dos profetas que antecederam Joao Batista foi batizado nas águas , e sim selecionados.

  3. Foi, João Batista que precisou nascer para quebrar o silêncio de 400 anos?
    Por favor me tirem essa dúvida?
    Respondendo a cima,
    Foi o próprio João Batista que se batizou, (Elaine)
    Pois, tinha plena autoridade para tal.

  4. Senhor Jesus chamou João Batista:
    “Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparar diante de ti o teu caminho.”
    Mateus 11:10.
    Gabriel já tinha dito a Zacarias que o filho dele nasceria cheio do Espírito Santo:
    “e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.”
    Lucas 1:15.
    E por isso, João foi batizado por Cristo ainda estava no ventre de sua mãe, Isabel, quando ela ouviu a voz de Maria, que também estava com o Senhor Jesus em seu ventre:
    “E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.”
    Lucas 1:41.
    João viveu em comunhão com Deus desde a infância. Desde criança ele orava e jejuava nos desertos:
    “E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.”
    Lucas 1:80.

  5. João Batista já nasceu com o Espírito Santo, ou seja! Desde o ventre de sua mãe que já era selado pelo Espírito Santo. Por ele ser profeta não tinha necessidade nenhuma do batismo, obs que nenhum dos profetas que antecederam Joao Batista foi batizado nas águas , e sim selecionados.

  6. Oi boa tarde, a fogueira que usamos pra comemorar o são João, foi aceza pra mostrar o nascimento ou a morte do João Batista? E é pecado cristão comemorar o dia 23 de junho ascendendo fogueira?

  7. Só uma curiosidade, não está escrito que João Batista é a voz que clama no deserto, mas sim que ele é a voz DO QUE clama, ou seja, A voz é de João más o Clamor é de Jesus.
    Isso nos ensina muito, pois sómos apenas um éco da palavra de Jesus, anunciamos não o que queremos, mas sim o que Ele quer.
    Deus abençõe.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.