John Foxe: a história por trás de “O Livro dos Mártires”

devocional
4 minutos para ler

Certos livros e autores clássicos da literatura cristã merecem atenção, especialmente, pelas diversas lições que podem trazer. Por serem de grande relevância, é muito comum que recebam divulgação constantemente e que se tornem antológicos.

Os livros do John Foxe se adequam a esse caso! Afinal, o autor, que viveu entre 1516 e 1587, ainda é lido e revisitado nos dias de hoje. Um de seus livros mais famosos (chamado “O livro dos Mártires”), inclusive, já fez parte das edições da Doxa Box, e continua bastante popular entre os leitores.

Mas, afinal, quem é esse autor e por que é tão importante? Pensando no tema, preparamos este artigo para que você conheça um pouco mais sobre sua vida e sobre suas obras. Continue a leitura!

Quem foi John Foxe?

Nascido em Boston, na Inglaterra, Foxe cresceu em um momento de efervescência religiosa, em que diversos questionamentos eram levantados em relação às antigas igrejas. Quando jovem, estudou na Universidade de Oxford, e começou a se especializar no estudo bíblico e a se aproximar da palavra de Deus.

Foi também nesse momento que começou a observar as injustiças sociais pelas quais diversos cristãos passavam.Por ser um momento de extrema intolerância, era comum presenciar a condenação e morte de pessoas inocentes. Aqueles que oravam e que ensinavam a seus filhos a orar em inglês, e não em latim, por exemplo, poderiam ser assassinados.

Essa intolerância e incompreensão levou Foxe a estudar ainda mais a palavra de Deus e a traduzi-la para outras pessoas. Ele queria fortalecer a fé de outros cristãos, e também ajudá-los a aprender mais. Para você ter uma ideia, o autor produzia textos e panfletos para distribuição em praças e centros.

Como surgiu o Livro dos Mártires?

Naturalmente, as ações de Foxe não passaram despercebidas. Assim, ele e sua família também sofreram perseguições de diferentes igrejas e autoridades, sendo obrigados a se mudar diversas vezes. Para completar tamanha efervescência do momento, o governo da rainha Mary passava por grandes conspirações políticas.

Nesse meio tempo, Foxe realizava o que, talvez, tenha sido o seu maior trabalho: “O livro dos Mártires”! A obra, além de fazer uma análise profunda sobre a vida de cristãos perseguidos, também traz relatos da experiência do autor.

Tornou-se então, um livro de conhecimento mundial, por mostrar diferentes aspectos da vida cristã e revelar, de forma clara e impactante, os desafios que se enfrentava para viver a fé de forma completa e em liberdade.

Qual a importância do Livro dos Mártires?

Ainda que tão antigos, os relatos e as histórias contadas no livro nos ajudam a conhecer a perseverança de cristãos, que lutaram pela sua fé e praticaram com coragem e dedicação os ensinamentos de Deus.

Tais relatos são inspiradores e nos fazem pensar sobre os diversos desafios que surgem no nosso caminho. Por sinal, há uma passagem bíblica sobre o tema, muito interessante, e que nos ajuda a refletir sobre o assunto:

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus” (Mateus, 5:10)

Para além disso, a obra é, também, uma forma de entender e valorizar a história dos nossos antepassados, que batalharam para que a Bíblia e a própria vida em Cristo fosse mais tranquila e livre para diferentes pessoas.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre a história de John Foxe e sobre O Livro dos Mártires? Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se você deseja conhecer essa e outras obras cristãs, entre em contato com a equipe DoxaBox e faça parte da nossa comunidade!

Você também pode gostar
caminho

Caminho

7 comentários em “John Foxe: a história por trás de “O Livro dos Mártires”

      1. Você tem sentido sua fé ser desafiada? Momentos assim são inevitáveis na caminhada, mas lembre-se que você não está só! Aproveite o tempo de adversidade para se aproximar de Deus e confiar nas promessas que Ele tem para você.

  1. Eu também posso te ajudar a encontrar o caminho verdadeiro que leva a Deus!
    Existem muitos caminhos falsos. Precisas tomar cuidado!

  2. Eu preciso muito de ajuda sou cristã mais estou passando por momentos difíceis na minha caminhada preciso aprender mais sobre fé

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.