loader image

Você sabe por que a jornada de autoconhecimento é tão transformadora?

3 minutos para ler

Falar sobre o conhecimento de si próprio não é nada novo na sociedade. Você provavelmente já ouviu o famoso aforismo grego “conhece-te a ti mesmo”. Ultimamente, essa busca tem feito as pessoas embarcarem em uma jornada de autoconhecimento que pode levar a diferentes rituais, métodos, leituras e aconselhamentos.

Você também está nessa busca? Neste texto, queremos mostrar que o autoconhecimento é realmente algo importante e transformador. No entanto, vamos ajudar você a perceber que esse processo tem muito mais a ver com a vida cristã do que você imagina.

Quer entender sobre o que estamos falando? Então continue a leitura.

 

Por que a jornada de autoconhecimento é importante?

O autoconhecimento vem sendo considerado como uma das grandes competências socioemocionais que o indivíduo pode adquirir para viver no mundo moderno. Isso porque ter uma visão plena de si mesmo permite que você viva experiências mais intensamente, se relacione melhor com outras pessoas e até supere seus próprios desafios com mais facilidade.

Podemos definir como autoconhecimento o entendimento sobre a própria personalidade, sobre as próprias emoções e fraquezas. É trazer à tona tudo o que forma sua identidade e conseguir administrar todos esses fatos com maestria para uma vida de plenitude.

Como o autoconhecimento se relaciona com a vida cristã?

Talvez você nunca tenha pensado como a jornada de autoconhecimento pode se cruzar com a vida cristã. Mas para quem se considera um cristão, é essencial olhar para a própria identidade sobre o prisma do que Deus diz a nosso respeito.

Pense bem. Se somos criatura de Deus, feitos à imagem e semelhança dEle, não parece óbvio que olhemos para Ele para nos encontrarmos? O autor Jonas Madureira, em seu livro Inteligência Humilhada, explica exatamente que o nosso autoconhecimento sempre deve passar pelo conhecimento de Deus.

“Tudo o que Deus diz sobre o homem é verdadeiramente o que o homem é. Por isso, o conhecimento de Deus é tão fundamental para o autoconhecimento.”

Quando buscamos a Deus e entendemos o que Ele diz sobre Ele e sobre nós, nossa identidade se torna muito mais sólida. Ao mesmo tempo, nossa fé em Cristo se fortalece e passamos a entender melhor quem somos, de onde viemos, qual é o nosso propósito na Terra e para onde iremos.

Como desenvolver o autoconhecimento?

Agora que você entendeu melhor sobre o tema, que tal começar sua jornada de autoconhecimento? Algumas formas de entender melhor sobre si são:

  • ler a Bíblia e entender a relação entre Deus, sua criação e o que Ele fez pelas pessoas;
  • entender qual foi o propósito de Deus ao criar você;
  • refletir sobre sua personalidade e sobre suas ações;
  • ponderar mais o que você pensa a respeito de si e sobre o que está à sua volta;
  • analisar seus objetivos e suas motivações;
  • pedir que Deus sonde seu coração e o direcione para um conhecimento pleno sobre Ele e sobre você.

Esperamos que você tenha entendido como a jornada de autoconhecimento pode ser transformadora se for apoiada na palavra de Deus. Você com certeza vai viver com muito mais satisfação e segurança se seguir esse caminho.

Ler a Bíblia e livros inspiradores é uma forma eficiente de buscar o autoconhecimento. Veja agora mesmo como você pode cultivar o hábito de leitura.

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox separa livros, pensamentos e músicas que podem ser valiosos para seu momento devocional. Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

 

Você também pode gostar

2 comentários em “Você sabe por que a jornada de autoconhecimento é tão transformadora?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.