O que significa ser “luz do mundo”? Entenda a importância desse conceito!

6 minutos para ler

Você já ouviu a expressão luz do mundo? Ela está diretamente associada à vida de Jesus, que enquanto esteve na terra foi a luz para uma sociedade que estava em trevas. Assim como Ele, os cristãos de hoje também devem fazer a diferença onde estão inseridos, agindo de modo diferenciado com as pessoas que os rodeiam.

Neste artigo, vamos explicar o que significa ser sal da terra e luz do mundo e mostrar o que a Bíblia fala sobre isso. Além disso, daremos algumas dicas para aplicar esse conceito diariamente. Confira!

O que significa ser sal da terra e luz do mundo?

De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representar ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor. Essas palavras foram ditas por Jesus no sermão da montanha e têm um significado prático para os dias de hoje.

A função do sal é dar sabor para as comidas, que sem ele são insípidas e sem graça. Uma pitada de sal pode fazer toda a diferença. Do mesmo modo, a vida do cristão deve trazer felicidade e mudança. Boas ações têm grandes efeitos, por menor que sejam. Jesus nos chamou para fazermos a diferença no mundo, assim como o sal faz com a comida.

Jesus também disse que somos a luz do mundo. A luz serve para iluminar a escuridão, guiando os passos das pessoas. Ela deve estar em uma posição de destaque para conseguir iluminar o máximo do espaço.

Da mesma maneira, a vida do cristão deve iluminar os que estão em sua volta. É preciso testemunhar sobre Jesus e tirar as pessoas das trevas, conduzindo-as para o brilho de Cristo. Sendo assim, é fundamental espalhar essa luz e deixar que ela atinja quem está ao redor.

O que a Bíblia fala sobre isso?

Se você quer entender um pouco mais sobre esse conceito, é interessante conhecer os versículos que falam sobre isso, como:

  • “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12;
  • “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. João 9:5;
  • “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” João 1:4-5;
  • Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46;
  • “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Mateus 5:14-16.

Como ser luz do mundo?

Além de conhecer o conceito, também é fundamental saber como aplicá-lo diariamente na sua vida. Confira algumas dicas para viver dessa maneira!

Manter a idoneidade

A idoneidade representa o bom caráter de uma pessoa. O comportamento do cristão deve ser exemplar em qualquer contexto, seja no trabalho, na família ou em outros ambientes sociais. Desse modo, a integridade e honestidades são essenciais em qualquer momento.

É preciso viver de acordo com os princípios bíblicos de justiça e retidão e amar verdadeiramente o próximo. Agindo dessa maneira, você será uma luz para as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, pois elas confiarão na sua palavra e terão vontade em conhecer mais sobre o que você vive.

Manter uma boa relação com familiares

Tão importante quanto ser um exemplo para as pessoas ao nosso redor, é manter uma boa relação com os familiares. As relações com a família nem sempre são muito simples, pois é normal que desavenças e opiniões diferentes aconteçam constantemente.

Apesar dessas dificuldades, é fundamental se esforçar para manter um bom relacionamento com filhos, cônjuge e outros parentes que fazem parte do cotidiano. É preciso controlar o temperamento, evitar brigas desnecessários e manter o clima de amor.

Viver com alegria

A pessoa que vive com Deus também deve viver com alegria, pois o bem-estar e o conforto vêm com o sentimento de entender o propósito de vida. Portanto, é essencial compartilhar esse sentimento com as pessoas ao redor, mostrando como é bom viver com Jesus.

Desse modo, viver com uma inabalável e com a certeza da salvação em Cristo Jesus é algo que traz alegria e que deve ser compartilhado. O vazio e a solidão que os prazeres mundanos oferecem para muitas pessoas podem ser remediados com o conhecimento da Bíblia e de suas promessas.

Buscar ser virtuoso

Outra forma de viver dessa maneira é buscar ser virtuoso. Os valores que hoje não são prioridades para a sociedade devem fazer parte da vida do cristão, mesmo que isso seja um desafio. É preciso vontade para se afastar do mal e evitar fazer o que é errado perante Deus.

Desse modo, o cristão troca os prazeres mundanos, como bebidas e drogas, por conteúdos que colaboram no relacionamento com Deus. Encontrar bons livros para ler, música de qualidade para ouvir e reservar momentos de adoração e devoção diariamente são exemplos do que pode ser feito.

Neste artigo, explicamos o que significa ser luz do mundo e como isso pode ser feito pelo cristão. Aplicar esse conceito na vida é muito importante, mas também é necessário propagar essa luz para que outros conheçam mais sobre Jesus e as bençãos que Ele oferece. Portanto, dê o exemplo com seus atos e seu testemunho.

Se você quer conhecer mais sobre a vida de Jesus e ser luz do mundo, conheça os materiais que oferecemos sobre cristianismo e espiritualidade. Entre em contato conosco e veja como nossos conteúdos podem ajudar na missão de ser uma luz para o próximo!

Posts relacionados

20 thoughts on “O que significa ser “luz do mundo”? Entenda a importância desse conceito!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.