Meu Pastor

meu pastor
5 minutos para ler

“O Senhor é meu pastor, e nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem.” Salmos 23:1-4 (NVT)

O Salmo 23 é um dos trechos mais conhecidos e amados de toda a Bíblia. Nele encontramos um retrato sensível e verdadeiro a respeito de como Deus se relaciona conosco e de como nós devemos nos relacionar com Ele. A maravilhosa imagem do pastor, com seu rebanho que reflete a natureza do relacionamento entre Deus e o Seu povo, está presente em toda a Bíblia, no entanto, é no Salmo 23 que ela se torna verdadeiramente pessoal.

O Senhor é o “meu” Pastor A primeira afirmação trata-se, antes de tudo, de uma confissão pessoal. Em primeiro lugar, aquele que ora por meio dessas santas palavras, reconhece que é “uma” ovelha. Será que o papel de ovelha lhe cai bem? Em seu relacionamento com Deus, você consegue se identificar com aquele que é o mais dependente, necessitado e frágil entre os animais?

O meu Pastor é o SENHOR!

Em seu relacionamento com Deus, você consegue perceber que tipo de relacionamento Deus quer viver com você? Por meio dessas santas palavras, Aquele que criou todas as coisas “com os próprios dedos”, o Deus Todo-Poderoso, o Eterno Senhor do Universo, também faz uma afirmação com uma implicação profundamente pessoal para você: Ele é o seu proprietário e está interessado em tudo o que se passa em sua curta e simples vida de ovelha neste mundo.

Quanto mais clara for sua ideia acerca Daquele que conduz, que comanda e que dá sentido à sua vida, melhor será o seu relacionamento com Ele. Pense, por alguns momentos, tente imaginar essa situação. O Senhor Supremo, o Criador e Sustentador deste universo de grandeza tão arrebatadora escolheu identificar-Se como o seu Pastor e está te convidando a considerar-se Sua ovelha, como objeto especial de Seu cuidado e afeição.

Antes de tudo, vamos nos certificar que Jesus já está a bordo. Somente com Cristo no barco estaremos bem, e, se Ele não for conosco, jamais chegaremos a nosso destino tão desejado. Portanto, nossos primeiros momentos vão girar em torno da companhia de Jesus. Afinal, foi por causa da presença Dele que chegamos até aqui. “Junto aos seios da minha mãe, deste-me segurança. Desde que nasci fui entregue a Ti” (Salmos 22:9-10).

Presença do meu Pastor

Nunca vou me esquecer daquela manhã. Eu tinha 14 anos de idade, após meses de longos e seguidos períodos de internação, de incontáveis consultas e exames de todo tipo, e depois de um doloroso processo em que meu quadro clínico foi ficando mais grave, finalmente eu estava sendo conduzido para o centro cirúrgico do Hospital do Câncer A. C. Camargo.

Lembro-me que os olhos submersos, que se destacavam no semblante apreensivo da minha mãe, iam ficando cada vez mais distantes, enquanto eu deslizava sobre a maca pelo longo corredor do hospital, quando então eu soube (tanto quanto um simples adolescente pode saber) qual era a minha condição e senti – sim, profundamente, eu senti – que dali em diante eu só podia contar com a companhia do Senhor, e que precisava buscá-Lo em oração. O que aconteceu em seguida marcou a minha vida de uma forma definitiva.

Logo após uma hesitante tentativa de expressar o que estava sentindo por meio de uma ou duas frases em oração a Deus, algumas daquelas velhas palavras que eu havia aprendido na Bíblia quando criança começaram a ganhar vida em minha mente: “O Senhor é o meu pastor”, pensei. E disse bem baixinho: “e nada me faltará!”. Olhei ao redor, e o indicador do elevador mostrava que estávamos descendo. Então eu orei, e algo que eu não consigo explicar aconteceu. Sei que a minha alma se apropriou de cada uma daquelas santas palavras.

Ali, naquele momento, elas eram minhas. Muito mais minhas do qualquer outra palavra que eu já havia dito antes; ali, elas eram a minha oração: “Mesmo que eu desça ao vale da sombra da morte, eu não temerei”, “porque o meu Pastor está comigo”.

Os anos passaram, tantas coisas aconteceram, e não houve um único dia em minha vida sem que essas santas palavras não tenham influenciado profundamente a maneira como eu me relaciono com Deus, com as pessoas e com as circunstâncias em minha vida.

Sei também que isso não acontece apenas comigo, porque, desde quando aquele jovem pastor chamado Davi fez essa oração pela primeira vez, há cerca de três mil anos, o Salmo 23 tem sido um importante guia para os pensamentos e os sentimentos das pessoas que oram, que buscam e que bem-aventuradamente se encontram com Deus.

Texto extraído do Doxologia jornada Conosco – Pastor Marcos M. Magalhaes

A Doxabox é um Clube de Devoção. Uma iniciativa que visa reunir irmãos das mais diversas denominações cristãs no propósito das práticas devocionais, mensalmente desenvolvimento um conteúdo temático baseado nas disciplinas espirituais. Acesse nosso site!

Você também pode gostar

2 comentários em “Meu Pastor

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.