O que é Agapē ?

Agapē
4 minutos para ler

A expressão Agapē vocabular humana é algo magnífico, mas sempre insuficiente. Colocar em palavras o que vivenciamos e sentimos é um exercício tanto desafiador (no início) quanto frustrante (no fim). É como se as palavras faltassem. Como se não fossem suficientes nem capazes de transportar o sentido mais profundo da vida real. Ainda assim, mesmo limitado, nosso vocabulário é tudo o que temos. Quanto maior e mais rico de recursos ele for, mais da vida conseguimos comunicar. 

Sabendo disso, os escritores do Novo Testamento, conduzidos pelo sopro do Espírito de Deus, recorreram a nada menos que quatro importantes palavras gregas para comunicar o significado do amor em pelo menos quatro dimensões distintas: storgē, philia, erōs e agapē. Quatro palavras diferentes, que colocam luz sobre determinado aspecto, mas juntas, quando são vistas de forma a considerar suas particularidades, elas iluminam e ampliam os horizontes do nosso entendimento acerca do que quer realmente dizer o amor.

O substantivo Agapē era uma palavra “descolorida”, quase sem uso, quando foi escolhida para traduzir a palavra hebraica ’ahēb ( אָהַב), significando o fenômeno do Amor, como a força espontânea que impele uma pessoa a alguém (outra pessoa ou Deus) ou a algo, contrapondo-se a si mesma.

De acordo com o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento Existe um contraste no Antigo Testamento com a literatura grega para o uso de “Amor”. Na Bíblia, “o homem nunca pode subir para Deus. No modo grego de entender erōs, ele pode. É porque a totalidade do pensamento, do sentimento, da ação e da adoração humanos são uma resposta a um movimento anterior da parte de Deus que a LXX prefere a palavra mais simples agapē à palavra erōs, que é mais carregada com sentidos místicos. É porque a totalidade do pensamento, do sentimento, da ação e da adoração humanos são uma resposta a um movimento anterior da parte de Deus que a LXX prefere a palavra mais simples agapē à palavra erōs, que é mais carregada com sentidos místicos.”

A importância do Agapē

Devemos amar ou devemos nos proteger das desilusões amorosas? A resposta, como disse C. S. Lewis em Os quatro amores é que não temos opção. “Cristo não ensinou e sofreu para que nós fôssemos mais cuidadosos com nossa felicidade, mesmo nos amores naturais. […] Nós seguimos aquele que chorou sobre Jerusalém e no túmulo de Lázaro, […] aquele que em seu último momento bradou ‘Por que me abandonaste?’” Isso porque “Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa, e seu coração certamente vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde-o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife – seguro, sombrio, sem movimento, sem ar – ele vai mudar. Ele não vai se partir – vai se tornar indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa à tragédia, ou pelo menos ao risco de uma tragédia, é a condenação. O único lugar além do Céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e todas as perturbações do amor é o inferno.”

Por Teu dom somos inflamados e elevados; ardemos e ascendemos. Subimos os ‘degraus do nosso coração’ (Salmos 84:7) e cantamos o ‘cântico dos degraus’ (Salmos 121:1). Teu bom fogo nos acende, nos incandesce e eleva, enquanto subimos ‘para a paz em Jerusalém’ (Salmos 122:6).

Em me amares, tornaste-me amável. (Quia amasti me, fecistime amabilem) Agostinho (Confissões)

A Doxabox é um Clube de Devoção. Uma iniciativa que visa reunir irmãos das mais diversas denominações cristãs no propósito das práticas devocionais, mensalmente desenvolvimento um conteúdo temático baseado nas disciplinas espirituais

Gostou desse post ? Acesse nosso site e junte-se a nós em uma jornada de devoção.

Você também pode gostar

Um comentário em “O que é Agapē ?

  1. Estava com pouca paciência a procura lá mas fiz interessante encontrei amor e paciência amor paciente satisfizer minha ansiedade em descobrir em Deus e de Deus tudo é paciente amor ótimo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.