loader image

O que é avivamento? Guia rápido para você entender

avivamento
6 minutos para ler

Você sabe realmente o que é avivamento? Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

Essa renovação espiritual é essencial para o crescimento cristão. Muitas pessoas associam o termo a movimentos de grande intensidade de exaltação, manifestações visíveis e poderosas. Mas será que o avivamento se resume a isso?

Preparamos este post para você entender melhor o que é avivamento, como ele acontece e como buscá-lo verdadeiramente. Acompanhe!

Afinal, o que é avivamento?

Quando aceitamos Jesus, nos transformamos em uma nova criatura. No entanto, é natural, devido à rotina diária, ficarmos cansados e nos distrairmos com as coisas mundanas. Com isso, desviamos o foco do que é realmente importante e, muitas vezes, passamos a agir mecanicamente.

Vamos à Igreja, mas não estamos de fato lá. Oramos, mas não falamos com Deus. Lemos a Bíblia, mas não procuramos ouvir o que o Senhor nos diz por meio dela. É como se estivéssemos espiritualmente mortos.

Essa morte também pode se dar no coletivo. Em Apocalipse 3:1,3, entendemos que em Sardes havia uma igreja que os homens julgavam estar viva. Contudo, o Senhor, que conhece o coração de cada um, sabia que o que estava acontecendo e a convidou ao arrependimento.

São nesses momentos de morte espiritual que caímos no pecado e, como consequência, nos tornamos infelizes. Essas situações nos levam à necessidade de voltar à vida, de um avivamento, de um soprar do Espírito Santo para reacender a chama da vontade de cumprir o “ide”, de viver em santidade e fazer a vontade de Deus.

Em quais passagens bíblicas há avivamento?

Na Bíblia há várias situações que nos demonstram que o avivamento pode ser tanto individual quanto coletivo. Observe algumas:

  • 2 Crônicas 15:8 — quando o rei Asa decide dedicar Judá a Deus;
  • 2 Crônicas 30:21-23:
  • Neemias 8:10-12 — o arrependimento e a renovação da aliança com o Senhor;
  • Esdras 8:21-23; 9:5-15 — o jejum proclamado por Esdras no Rio Aava, por meio do qual o povo afastou o pecado de si;
  • Jonas 3:4-5 — o arrependimento do povo de Nínive após a pregação de Jonas;
  • Josué 24:1-15 — quando Josué reuniu as tribos de Israel para que cada um escolhesse a quem servir;
  • Atos dos Apóstolos 2:2-4 — Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos para que levassem a Palavra ao mundo.

Em Atos há o registro de tantos outros avivamentos, como em Jerusalém, em Samaria, em Éfeso e em Antioquia da Síria.

Portanto, o avivamento é mais uma manifestação do amor do nosso Pai que jamais nos abandona. É a chance de retornarmos a Ele e vivermos de acordo com seus propósitos em nossa vida. É ser semelhante a Jesus e seguir todos os seus ensinamentos.

Como o avivamento acontece?

Deve começar individualmente, no coração de cada cristão. Entretanto, isso não impede que esse movimento seja simultâneo em uma coletividade. Afinal, um coração genuinamente avivado incentiva outros a seguirem o mesmo rumo.

Em Atos dos Apóstolos 4:31-33 vemos que o avivamento ocorre de dentro para fora, que o Espírito Santo toca o coração de cada um de maneira especial. Tal transformação se reflete na vida e nas ações. Tanta dedicação a Deus contagia os demais, fazendo com que o avivamento seja coletivo.

A verdade é que Deus é quem decide a hora certa para um avivamento. Não podemos produzir esse processo. No entanto, devemos nos preparar para recebê-lo. Por trás de todos os avivamentos encontramos pessoas que desejaram fortemente e se dedicaram muito pela renovação.

Como buscar o avivamento?

Para obter a renovação espiritual e poder ser abençoado com a vida que Deus nos preparou, é preciso seguir os seguintes passos.

Arrepender-se

Todos os casos de avivamento na história passaram pelo caminho do arrependimento. Nossos pecados nos separam do Senhor, conforme vemos em Isaías 59:2. Sendo assim, é preciso nos afastarmos dos erros e nos arrependermos verdadeiramente para nos aproximarmos de Deus por meio de um avivamento.

Conhecer a Palavra

Não há como ter um relacionamento com Deus sem conhecer a fundo seus ensinamentos. Portanto, estude a Bíblia, adquira o hábito de orar, faça devocional e busque mais materiais para aprofundar seus conhecimentos sobre o Evangelho.

Servir a Deus

Se você deseja passar por um avivamento, toda a sua vida deve ser dedicada a Deus. Assim, Ele caminhará sempre ao seu lado, direcionará seus passos e transformará sua vida em uma história repleta de bênçãos.

Em Gálatas 5:22-23 está escrito como devemos viver: com amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há condenação.

Ore pelo avivamento

Deus deseja transformar a vida de cada um de seus filhos. Por isso, peça e receberás (Mateus 7:7-12). Ore pelo avivamento, faça jejuns, seja persistente e aguarde a mão de Deus agir sobre sua vida.

Não desanime se esse momento demorar. Lembre-se que o tempo de Deus é diferente do nosso e Seus caminhos, muitas vezes, são incompreensíveis por nós. Ele avivará seu espírito na hora em que você estiver pronto para recebê-lo. Então, persevere em suas ações com a certeza de que essa hora chegará.

Mantenha-se firme no caminho

Como comentamos no início, é normal nos acomodarmos. Isso pode ocorrer mesmo após o avivamento. Não desperdice essa benção e mantenha o compromisso de ter uma vida de devoção. Permaneça fiel aos ensinamentos e tenha o hábito consistente de servir a Deus.

Agora ficou mais fácil entender o que é avivamento, não é mesmo? Busque-o de forma constante por meio da doxologia. Acredite: após vivenciá-lo, você terá uma nova vida e contagiará muitos a seguirem o mesmo caminho. Deus transformará suas estruturas e princípios, seu coração e sua mente, e você desejará nunca mais se afastar do primeiro amor.

Quer ajuda para a jornada rumo ao avivamento? Então, visite nosso site e conheça os nossos materiais que guiarão você nesse caminho!

Você também pode gostar

3 comentários em “O que é avivamento? Guia rápido para você entender

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.