Saiba o que é doxologia e como ela pode ajudar na caminhada cristã

3 minutos para ler

Na sua caminhada cristã você pode acabar se deparando com diferentes conceitos e práticas que podem ajudar a se aproximar de Deus. Neste texto, queremos compartilhar o que é doxologia e como esse termo tem tudo a ver com seu relacionamento diário com o Pai.

Continue a leitura, descubra qual a importância dessa prática e como você pode incluí-la na sua rotina devocional. Confira!

Afinal, o que é doxologia?

O termo doxologia se refere à glorificação de Deus. Trata-se de usar frases, orações, músicas, poesias e expressões com a principal finalidade de dar glória a Deus.

Na Bíblia, vemos em vários momentos a doxologia sendo aplicada. O livro dos Salmos, por exemplo, está cheio de cânticos e poesias de glorificação a Deus, ao Seu poder e à criação. O salmo 104:1 diz “Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor!”.

Já no Novo Testamento, vemos que os autores inserem na introdução e na despedida de suas cartas frases de exaltação a Deus.

Veja em Efésios 3:20,21: “e àquele que é capaz de fazer tudo muito mais abundantemente do que pedimos ou compreendemos, de acordo com o poder que opera em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, pelos séculos de os séculos. Amém”.

Qual a importância da doxologia?

Agora que você já sabe o que é doxologia, provavelmente já entendeu por que ela precisa estar presente em nossa vida cristã. A carta aos Efésios mostra que nossa criação e nossa salvação em Cristo têm como finalidade o louvor da glória de Deus (Efésios 1:12).

Por isso, a doxologia deve ser algo natural em nossos momentos de culto, individualmente ou com outros cristãos. A verdade é que sem a exaltação da glória de Deus não pode haver adoração genuína, por isso é fundamental que nos preocupemos em incluir esse conceito em nossas práticas.

A doxologia também é importante por conseguir nos conduzir a um maior conhecimento de Deus por meio do louvor a Ele. Por meio de cânticos, frases, poesias e textos, como os Salmos, somos levados a entender de maneira mais profunda a essência de Deus, seu amor e sua grandeza.

Como incluir na rotina devocional?

Por mais que pensemos na doxologia como parte da liturgia dos cultos em igrejas, precisamos entender que ela também pode e deve fazer parte da nossa rotina devocional. Ao fazer isso, você vai elevar verdadeira adoração ao Pai e experimentar maior intimidade com Ele em seu momento devocional diário.

Existem diversos recursos que podemos aderir para nossa doxologia. Os louvores são ferramentas de adoração e você pode escolher aqueles que são mais voltados para a glorificação de Deus.

Além disso, orações, textos bíblicos e até mesmo textos escritos por autores cristãos podem levar você a essa exaltação da glória de Deus.

Chegamos ao fim deste artigo sobre o que é doxologia. Agora você sabe como essa prática é essencial na vida cristã e como você pode incluí-la em seu dia a dia de busca pelo Senhor.

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox separa livros, pensamentos e músicas que podem ser valiosos para seu momento devocional. Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

Você também pode gostar

2 comentários em “Saiba o que é doxologia e como ela pode ajudar na caminhada cristã

  1. Quero parabenizar a toda equipe por uma caixa feita com todo o carinho para abençoar e enriquecer nosso momento de comunhão com Deus. Vocês sempre surpreendem, trazendo itens de qualidade e bem elaborados. Deus em tudo os abençoem!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.