loader image

Dúvidas sobre o que fazer na quarentena? Listamos 5 dicas para inspirar você

quarentena
6 minutos para ler

A pandemia do coronavírus tem preocupado muitas pessoas, não apenas em relação à situação profissional, mas principalmente quanto à sua saúde e ao bem-estar daqueles que você ama e estão dentro dos grupos de risco. O isolamento social se faz necessário para evitar ao máximo a propagação do vírus, mas a questão é: o que fazer na quarentena?

Algumas empresas têm a possibilidade de oferecer aos seus colaboradores a opção de home office. Outras se viram obrigadas a dar férias ou afastar seus funcionários por um período. Independentemente do seu caso, o fato é que você provavelmente tem mais tempo livre, certo?

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 5 dicas que ajudarão você a suprir esse tempo ocioso e, com isso, diminuir ao máximo a sua ansiedade e outros problemas emocionais que se sobressaem em momentos de crise. Acompanhe!

1. Crie um cronograma para ler a bíblia toda

Quem nunca fez aquela promessa no final do ano: “ano que vem, vou ler a bíblia toda”. Esse tipo de juramento é muito comum, mas na prática a história é bem diferente. Os compromissos do dia a dia nos fazem esquecer dessas promessas motivadas pela emoção do momento, fazendo com que todo ano o mesmo compromisso se repita sem sucesso de concluí-lo.

O período de quarentena é uma excelente oportunidade para você tirar essa ideia do papel, uma vez que é possível melhorar a sua organização pessoal e colocar em prática planos antigos, como ler a bíblia toda.

Defina um horário para iniciar a leitura. É importante que, nesse momento, você se desligue de tudo e foque somente nas informações das Escrituras. Existem algumas passagens que são bastante complexas e outras que costumam ser um pouco maçantes, como quando é apresentada a árvore genealógica de alguns personagens.

No entanto, vale destacar que toda informação ali contida é válida para o seu crescimento espiritual. A bíblia é um livro com muitas histórias que têm uma ligação entre si. Por isso, existem situações que você só entende depois que lê determinado capítulo ou história.

O Novo Testamento, por exemplo, faz muitas referências ao Velho Testamento. Muitas coisas que Jesus realizou e até mesmo revolucionou têm relação com o que aconteceu antes de Ele vir ao mundo.

2. Intensifique a rotina de oração

Quando decidimos não viver mais aquela vida antiga, cheia de desgastes emocionais e frustrações, precisamos ter forças para superar nossos medos e angústias. Essa força, muitas vezes, é algo sobrenatural, só quem passa por isso entende o quanto a é importante para encarar os desafios do dia a dia.

A oração é uma ação indispensável para nos mantermos firmes em nossa fé. Esse é um momento muito especial, pois quando começamos a criar uma intimidade maior com Deus, mais nós conhecemos a sua soberania, o seu amor e cuidado por nós.

Quanto mais nos aproximamos dEle em oração, mais podemos ter intimidade com o Pai, e isso faz toda a diferença no seu dia a dia, pois quando a sua fé é fortalecida, as dificuldades são mais fáceis de serem superadas.

Aliando a oração à meditação, os benefícios são ainda maiores. Os níveis de estresse e ansiedade diminuem, fazendo com que você tenha mais tranquilidade para tomar suas decisões e resolver seus problemas.

3. Ouça músicas novas

Sabe aquela “faxina” na playlist que você precisava fazer há muito tempo? Pois bem, se estava em dúvida sobre o que fazer na quarentena, seu momento chegou. Faça uma lista dos seus artistas favoritos e veja quais são os seus últimos lançamentos. Embora até mesmo as celebridades da área musical também estejam em isolamento, elas continuam a divulgar seus últimos trabalhos.

Além disso, alguns artistas também estão fazendo uso do Instagram para trazer mais entretenimento às pessoas. Por meio de suas lives, eles organizam pequenos shows e garantem a diversão dos seus fãs.

É cientificamente comprovado que a música ajuda a:

  • aliviar a ansiedade;
  • melhorar o humor;
  • curar dores emocionais;
  • melhorar o sono.

4. Crie coisas novas

Uma ideia interessante e que pode beneficiar muito a sua vida é criar coisas novas. Existem vários canais no YouTube que ajudam você a redecorar a sua casa por um preço bem em conta, muitas vezes, usando materiais que você já tem dentro do seu lar. Canecas quebradas podem se transformar em vasos de plantas, caixotes que supermercados e frutarias jogam foram podem se transformar em prateleiras ou nichos de decoração.

Usar o seu tempo livre para aprender novas habilidades também é uma ideia interessante. De acordo com a sua profissão, você pode adquirir cursos online para potencializar seu conhecimento. O estudo de outra língua, por exemplo, pode abrir mais oportunidades interessantes no mercado de trabalho.

5. Leia novos livros

A leitura deve fazer parte da sua rotina, independentemente do período de quarentena. Ela nos ajuda a ter mais conhecimento, desenvolver melhor nossas opiniões e, consequentemente, auxilia no nosso crescimento e amadurecimento pessoal, profissional e espiritual.

Você já ouviu falar no DoxaBox? É um serviço de assinatura que oferece um conteúdo mensal temático. Entre eles estão livros, cartão com playlist e outras surpresas que somente quem é assinante tem acesso.

Essa é uma maneira bem bacana de se incentivar a estudar sobre temas relacionados à espiritualidade cristã e, ainda, criar o hábito da leitura. O processo de assinatura é muito seguro e simples, portanto, não há com o que se preocupar.

O mais interessante disso tudo é que a DoxaBox entrega todos os materiais na sua casa. Ou seja, se você não sabia o que fazer na quarentena, agora já não tem mais desculpas. Organize o seu dia e torne-o ainda mais produtivo. É bem verdade que esse período de isolamento social assusta e nos deixa preocupados, mas o que podemos fazer, por hora, é cuidar da nossa família e permanecermos seguros dentro de casa.

Com a DoxaBox você conseguirá passar por essa fase com mais tranquilidade, uma vez que receberá na sua casa um box com conteúdos incríveis e, de quebra, uma surpresa especial. Assine agora mesmo e junte-se à nossa jornada de devoção!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.