loader image

Entenda a importância da oração em família

oração em familia
4 minutos para ler

Em uma rotina tão atribulada como a que vivemos, muitas vezes, ter tempo para orar se torna um desafio. Contudo, especialmente, a oração em família é imprescindível para ensinar os valores cristãos, além de fortalecê-los dentro de casa.

Neste post, saiba por que orar com seus familiares é importante para o bem-estar de seu lar. Veja, também, dicas práticas de como fazer as orações com todos. Boa leitura!

Afinal, por que fazer a oração em família?

Em várias passagens da Bíblia, existe a indicação da necessidade de o ser humano orar frequentemente. Em Tessalonicenses, 5:17-18 é possível observar a citação: “orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Por sua vez, em Romanos, 12:12, a importância da oração é reforçada nas palavras: “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

Dessa forma, sabemos que a oração é fundamental para nos manter unidos à Fé Cristã. Ou seja, com ela:

  • fortalecemos nossa espiritualidade;
  • nos aproxima do nosso Criador
  • compreendemos melhor Seus desígnios.

Porém, você já observou como essa união com Deus pode ser ainda maior quando se faz a oração em família?

Com ela, não só é possível ensinar às crianças desde cedo os valores cristãos, mas incentivar a manutenção da própria unidade e paz familiar. Afinal, todos os membros poderão ser guiados sob os mesmos princípios, compreendendo juntos os ensinamentos e guiando suas vidas conforme a vontade de Deus.

Como fazer a oração em família?

Fazer a oração em família trará muitos benefícios espirituais para todos os membros de seu lar, bem como é uma forma de nos aproximar da presença Deus. Porém, com rotinas atribuladas e desencontradas, pode ser difícil conseguir realizá-la.

Portanto, é importante torná-la um hábito. Confira, a seguir, algumas dicas para alcançar esse propósito.

Prepare o ambiente

Fazer orações com a televisão ligada ou na correria do almoço não é a melhor opção. Afinal, iremos falar com nosso Deus e precisamos valorizar esse momento.

Portanto, o ideal é preparar o ambiente corretamente. Primeiro, escolha um local silencioso. Em seguida, deixe tudo o que vai precisar por perto. Além disso, garanta que todos estejam próximos uns dos outros.

Determine um horário

Fazer uma oração envolve momentos de reflexão. Por isso, é importante determinar um horário que atenda a todas as pessoas da família. Dessa forma, não se faz nada com pressa e ninguém fica de fora.

Sendo assim, é importante conversar com elas e definir o melhor momento para todos. Além disso, é fundamental encontrar a hora em que todos ficarão atentos, mesmo se a oportunidade for de apenas alguns minutos.

Converse com a família

Para iniciar as orações em família, é fundamental que todos entendam a relevância do momento. Para as crianças, é importante explicar o que vai acontecer, com uma linguagem apropriada para que entendam.

Além disso, é essencial que todos aceitem e não participem do momento de forma obrigatória, mas compreendendo os benefícios que a oração traz para o desenvolvimento de sua fé.

Guie-se pela Bíblia

Na oração em família, é importante contar com a Bíblia para iniciar e finalizar esse momento. Nesse caso, você pode fazer a leitura dos Salmos, bem como o trecho de Mateus, 6:9-13, que contempla a oração do Pai Nosso.

Além disso, é importante separar instantes para a leitura da Palavra, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o evangelho.

Separe um momento individual

A oração coletiva é muito importante. Porém, separe um tempo para meditar na palavra e para ouvir a voz do seu Criador. Feche a porta e deixe do lado de fora todo movimento e todo barulho, para que toda a atenção seja dirigida ao Pai Celestial.

O mundo está cada vez mais apressado e, muitas vezes, as pessoas tendem a se afastar da presença de Deus. Por isso, é importante criar um momento de oração em família. Assim, cada membro de seu lar poderá desenvolver o hábito de orar.

Gostou do post? Compartilhe com outras pessoas de sua família ou amigos e incentive-os a orar com seus familiares também!

Você também pode gostar

3 comentários em “Entenda a importância da oração em família

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.