Afinal, qual o impacto do perdão na minha vida?
O impacto do perdão deve sempre ser exaltado em nossas vidas. Com ele, conseguimos desenvolver a tolerância e ganhar paz de espírito, dois benefícios que mudam completamente nossa qualidade de vida e aumentam nossa proximidade com Deus.
Sem perdoar, facilmente caímos no rancor e em emoções negativas. Esse estado mental pode provocar atos vingativos e demais problemas que nos afastam da mensagem de Cristo. Vale ressaltar que perdoar não significa esquecer ou simplesmente fingir que está tudo certo — o ato do perdão está relacionado com o entendimento da circunstância passada e com a aceitação dos atos que aconteceram.
Neste post, falaremos mais sobre o tema, elucidando alguns pontos com os ensinamentos bíblicos que demonstram a importância dessa atitude. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
O que a Bíblia diz sobre o perdão?
O perdão é elucidado em vários momentos durante a Bíblia. Em Efésios 4:32 vemos o seguinte versículo: “antes sedes uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.
Nele, é demonstrada com clareza a importância de sermos bons e claros com nossos entes queridos e com as pessoas mais próximas. A bondade e o perdão fazem parte da cordialidade que garantem a boa convivência e os bons atos na nossa sociedade. Se Deus perdoou nossas falhas, quem somos nós para impedir o erro?
Também não podemos deixar de mencionar que, no novo testamento, Jesus aborda com vigor e repetidas vezes a importância do perdão, chegando a dizer que não existe um número máximo ou mínimo da quantidade de vezes que devemos perdoar, como é visto em Mateus 18:21-22.
Como o perdão liberta?
O perdão liberta porque funciona como uma espécie de ponto final em uma situação de desavença profunda. Com ele, conseguimos o término de um período doloroso e, agindo dessa forma, garantimos que tudo se acerte com o tempo e da maneira mais benéfica para ambas as partes.
Ainda utilizando a Bíblia como fonte de conhecimento, vemos que em Levítico 18:19 somos orientados a não guardar o rancor de maneira clara, tentando sempre cultivar o amor e a positividade entre as pessoas ao nosso redor.
Em Romanos 12:17-21 vemos também a expressa mensagem para vencermos o mal fazendo o bem, uma vez que o próprio Deus menciona que a vingança é somente sua, como papel de entidade máxima de justiça.
Como conseguir a sabedoria para perdoar?
Portanto, com todos os ensinamentos, fica claro que o perdão é um ato de amor ao próximo e, principalmente, de paz de espírito, uma vez que gera a finitude daquilo que nos causa mal e pode perdurar por longos anos até que o pior aconteça.
Sabendo disso, não podemos deixar de informar que o impacto do perdão é profundo e funciona como uma espécie de fechamento de feridas emocionais em nossas vidas. Por isso, recomenda-se sua prática diária e constante, mesmo nas piores circunstâncias possíveis. Para atingir essa sabedoria, recomendamos a leitura da Bíblia e da literatura cristã de maneira regular.
Gostou do post? Entre em contato conosco e conheça boas opções de leitura!
Adoro a página espero me ajudar a ajudar outras pessoas no estudo da Bíblia
Amei Obrigada
Primeiro agraceder a Deus por colocar pessoas intruidas pelo Espírito Santo, para estarem no meio daqueles que tanto o buscao, Daqui em diante farei o certo nao guardarei magoa e vou perdoar mas. Amém….
Aprendi muito, pessoas de Deus. Ámen
Que bom saber o método do perdao e saber o impacto que existe no mesmo