loader image

Planos de leitura da Bíblia: como você pode fazer?

Planos de leitura da Bíblia
4 minutos para ler

Ler a Bíblia diariamente é uma tarefa que requer dedicação e, por muitas vezes, nos falta foco e outros aspectos fundamentais para a criação desse hábito que faz tão bem para os seres humanos. Com um plano de leitura, podemos evitar distrações que podem atrapalhar a leitura da palavra de Deus.

Fazer uma análise de versículos bíblicos sem uma ordem pode trazer benefícios aos leitores. Porém, quando são feitos planos de leitura da Bíblia, fica muito mais fácil extrair lições proveitosas e estabelecer uma rotina para a leitura. Sendo assim, procure maneiras de estabelecer planejamentos diários de estudo e extraia o maior conhecimento possível.

Deseja saber como fazer um plano de leitura da Bíblia? Leia o nosso artigo e receba as nossas dicas!

Qual o objetivo de fazer um plano de leitura?

Um plano de leitura da Bíblia é muito útil para auxiliar os leitores a cumprirem o seu objetivo de ler todas as Escrituras Sagradas. Muitas pessoas desejam ler a Palavra de Deus inteira, mas por motivos pessoais, acabam não conseguindo atingir essa meta da maneira que desejam.

Para alguns cristãos o problema é a correria, para outros é a indisciplina, enquanto tem aqueles que não conseguem entender o que estão lendo. Por isso, o planejamento deve ser feito com base no tempo diário que a pessoa tem disponível para fazer a reflexão do trecho que deseja estudar. O plano anual exige que você estude pelo menos durante 20 ou 30 minutos por dia.

Por onde começar para montar um plano de leitura Bíblico?

A Bíblia Sagrada nada mais é do que um livro que contém uma coleção de outros livros, escritos por vários autores que foram inspirados por Deus. Se você não fizer um plano de leitura e começar a ler de Gênesis ao Apocalipse, corre o risco de desanimar e parar os estudos.

Para ter melhor entendimento, saiba que as Escrituras Sagradas precisam ser lidas com atenção. O ideal é montar um plano organizado, pois a leitura da Bíblia não é igual a de outros livros. A sequência dos acontecimentos históricos não foram colocados em ordem cronológica.

Antes de iniciar a sua leitura, faça uma oração, peça sabedoria e entendimento para Deus. A cada passagem lida, você encontrará maneiras de se tornar um cidadão, marido, esposa, filho, pai e mãe melhor. Tenha a certeza de que a sua vai aumentar significativamente, portanto, mantenha o foco e receba os conselhos do Pai Celestial.

Como definir o objetivo?

Primeiramente, defina se o seu objetivo é ler a Bíblia em seis meses ou em um ano e verifique sua disponibilidade de tempo. Após ter ciência disso, é necessário criar alguns hábitos. Veja abaixo as dicas que disponibilizamos para a criação de seu plano de leitura bíblica:

  1. na primeira semana, crie o hábito de ler ao menos 15 minutos por dia;
  2. já na segunda semana, o tempo de leitura pode aumentar para 30 minutos;
  3. inicie lendo inteiramente o Novo Testamento;
  4. leia primeiro o livro de Mateus, que relata a história de Jesus;
  5. depois, leia o Livro do Evangelho de João, pois nele encontrará sobre a vida de Jesus;
  6. após ler esses dois livros, medite no que aprendeu e inicie a leitura do Livro de Marcos;
  7. a seguir, leia os outros evangelhos, os livros de Paulo, que estão em Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, entre outros;
  8. faça a leitura do Antigo Testamento iniciando pelo Gênesis até Malaquias, sem se esquecer de orar a Deus pedindo discernimento;
  9. por fim, estude o livro do Apocalipse, tendo em mente que são tratadas visões espirituais do profeta e apóstolo João.

À medida que você for lendo a Palavra de Deus, vai perceber o quão importante é a leitura Bíblica, pois a Bíblia para o cristão é o manual de vida. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Hebreus 4:12.

Agora que você já tem noção de como criar os planos de leitura da Bíblia, mantenha-se organizado e tenha o contato diário com a Palavra de Deus. Desse modo, vai concluir o estudo.

Gostou do nosso post sobre a criação de planos de leitura da Bíblia? Saiba mais no nosso site. www.doxabox.com.br 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.