Aprenda a importância e como pregar a Palavra de Deus corretamente

4 minutos para ler

Pregar a palavra de Deus é, na sua essência, passar o conhecimento espiritual do cristianismo de forma prática para a vida das pessoas que precisam de algum auxílio ou acolhimento em um momento de dificuldade. Para conseguir tal objetivo, não é preciso ter um imenso preparo, mas conhecer a palavra e, principalmente, agir quando houver alguma inspiração ou boa intenção com relação ao nosso próximo.

O papel do cristão no mundo moderno é de disseminação dos valores e das boas práticas, que fazem com que as pessoas sigam o caminho divino sem grandes desvios ou atitudes imorais. Neste post, falaremos mais sobre a importância da pregação e como ela deve ser empregada de forma correta. Pronto para saber mais? Continue a leitura até o final!

Qual a importância de pregar a palavra de Deus?

Pregar é importante porque é uma das melhores formas de levar a mensagem de Deus para as pessoas. Sem o reconhecimento do caminho divino, é fácil cair em tentação e nos erros do cotidiano, por isso é imprescindível fazer esse trabalho de propagação da palavra de Cristo.

Muitas pessoas são infelizes e vazias espiritualmente e não sabem o que fazer para mudar de vida ou de situação. Às vezes, uma pequena palavra ou auxílio pode se tornar um ponto de virada na vida de quem busca pelo Senhor.

De certa forma, pregar também é uma maneira de ajudar a comunidade e de garantir que os menos afortunados tenham condições mínimas de se sustentar. Além da pregação, é importante praticar a benevolência e a caridade, para gerar transformação real.

O que a Bíblia diz sobre isso?

A Bíblia expressa em vários momentos com relação “divulgação” da palavra de Deus. De acordo com Paulo, em Romanos 10:14-17, não há como as pessoas crerem se não ouvirem a mensagem de Cristo.

Isso enfatiza que o trabalho do cristão também consiste nessa ação de resgate dos pecadores e daqueles que estão perdidos no mundo, sem uma direção ou reforço espiritual. Sem os pregadores, não há mensagem, e sem mensagem, não há salvação.

Vale ressaltar que existem pessoas distantes de Deus em qualquer lugar, inclusive dentro da igreja. Portanto, o trabalho de pregação consiste no direcionamento constante das mensagens enviadas por Deus.

Como pregar corretamente?

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana.

Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir. Como diria Jesus, em Mateus 7:6, não jogue pérolas aos porcos nem dê aos cães aquilo que é santo, pois atitudes negativas e destrutivas podem aparecer no seu caminho.

Obviamente, isso não significa que aqueles que não escutam a palavra são animais, mas que existem pessoas que simplesmente não estão prontas para enxergar e entender o valor da palavra do Divino.

Nessas circunstâncias, é importante pregar o amor ao próximo e, principalmente, entender que, em certas situações, a aplicabilidade prática de alguns conceitos bíblicos é mais importante do que a aplicação da “força” com os ensinamentos.

Outra dica importante para quem quer pregar a palavra de Deus corretamente consiste na leitura de livros espirituais que estejam voltados para o entendimento e aplicabilidade da Bíblia. Esses materiais podem auxiliar no seu entendimento e no desenvolvimento da sua sabedoria.

Gostou do post? Assine nossa newsletter agora mesmo e não perca mais posts como este!

Posts relacionados

3 thoughts on “Aprenda a importância e como pregar a Palavra de Deus corretamente

  1. ¡Gracias, mil gracias, me he deleitado en esta pagina. Tremendo portal de evangelización. Me realimente, fue un reconstituyente para mi alma. ¡¡¡DIOS SE LOS RETORNE EN LO QUE ESPERAN !!! Abrazos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.