Providência divina: como está presente no dia a dia?

O senhor provê todas as coisas em nossas vidas, seja nos momentos de adversidades e desafios, seja quando estamos em plena harmonia. Sendo assim, a providência divina é essencial e sempre alcança quem busca ao Senhor com o coração sincero.

Muitos exemplos na bíblia são inspirações para pessoas que desejam alcançar a providência divina, como em Salmos, capítulo 37:25, que diz: “fui moço e agora velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem sua descendência mendigar o pão”.

Você sabe o que, de fato, é a providência divina? Neste post, você verá uma reflexão sobre o assunto e entender como a providência está presente no cotidiano da humanidade. Continue a leitura e veja como o Senhor cuida de nós, com sua infinita bondade!

O que é a providência divina?

O Senhor é o criador e governa todas as coisas, sendo Ele que provê o sustento para a suas obras, incluindo o ser humano. Dessa forma, podemos dizer que Deus é soberano sobre tudo e todas as coisas que acontecem na humanidade.

Nesse contexto, a providência divina é um conceito abrangente que significa o poder e governo de Deus, que controla todas as coisas. E Dele vem todo o sustento para suprir as necessidades da humanidade e de toda criação.

Em outras palavras, a providência divina significa cuidado, amor, amparo e sabedoria que transforma e protege quem busca a Deus. Assim como está escrito em Mateus, capítulo 21, versículo 22: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”.

Qual a importância para a nossa vida?

A vida de uma pessoa é repleta de emoções, fases boas e ruins. Essa sequência de fatos influencia diretamente e causa danos na vida espiritual, mental e física, provocando diversas necessidades que precisam ser supridas para o bem-estar e qualidade de vida.

O Senhor é o criador de todas as coisas e conhece cada um de forma profunda, e por ser misericordioso, tem poder para atender as necessidades da humanidade. Nesse sentido, a providência divina é indispensável para a vida. 

Deus não é apenas um espectador da vida humana, mas está perto de nós e sua providência é essencial para cumprirmos as tarefas e pleno equilíbrio emocional, espiritual e físico.

Por que confiar na providência divina?

Não basta crer que existe um Deus e que Ele criou o mundo. Precisamos confiar que Ele é um Deus amoroso que governa este mundo e que cuida dos seus filhos.  A Bíblia revela que Deus está pessoalmente interessado em sua vida, administrando e se envolvendo de modo pessoal, prático e amoroso. O Deus que tudo criou está agora ouvindo as suas orações e quer cuidar de você como um pai amoroso que Ele é. 

A ideia é que Deus vigia de perto e cuida de cada detalhe da vida do seu povo, assim como Davi nos lembra no Salmo 37:18-19: “O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade, não ficarão decepcionados; em dias de fome, desfrutarão fartura.” Confie e em Deus mesmo quando as providências parecerem contrárias às promessas.” 

Estar em comunhão com Deus é essencial!

Deus está no controle do tempo e do espaço. Ele reina sobre a história, sobre o clima, sobre as estrelas e sobre as circunstâncias. Ele nunca está atrasado e nunca vai faltar recursos para suprir suas necessidades. No entanto, Ele enxerga o que você não vê e Sua sabedoria é incomparável.

Por isso creia que Deus vai intervir e Sua provisão sempre cumprirá Seus desígnios para o seu bem.  A confiança é possível apenas por causa da natureza desse trono. Trata-se do Trono da Graça. 

Aproxime-se dele agora. Faça isso confiando firmemente na graça salvadora de Deus em Cristo Jesus. 

A DoxaBox é um serviço de assinatura que oferece conteúdos relevantes sobre a espiritualidade cristã. São materiais enriquecedores que contribuem para sua jormada devocional. Aperfeiçoando seus conhecimentos de uma forma intuitiva, que encaixa perfeitamente na rotina. A melhor alternativa para se manter em comunhão constante com Deus.

Gostou do post? Se você deseja saber como elevar os seus conhecimentos sobre as coisas de Deus, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo! 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Amém que a Graça do Senhor esteja com todos nós 🙌 amém 🙏

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.