Qual o propósito da vida segundo a Bíblia?

4 minutos para ler

Muitas vezes, pensamos que o sentido da vida está em realizar sonhos, ter sucesso na carreira profissional, obter realização financeira, comprar a casa dos sonhos e por aí vai. Porém, ao longo da vida acabamos percebendo que, apesar de alcançar todas essas realizações, parece que falta alguma coisa. Depois de algum tempo começamos a nos perguntar sobre o real sentido da vida, surgem questionamentos sobre o porquê viver e qual é o propósito de tudo.

De acordo com  C.S. Lewis – “As criaturas não nascem com desejos que não podem ser satisfeitos. Um bebê sente fome: bem, existe o alimento. Um patinho gosta de nadar: existe a água. O homem sente o desejo sexual: existe o sexo. Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui criado para um outro mundo.”

Saiba que muitos questionamentos já estão respondidos nas Escrituras Sagradas. Por meio da Palavra encontramos a resposta para a seguinte pergunta: qual é o propósito da vida segundo a Bíblia? Continue a leitura para saber mais!

O que a Bíblia diz sobre qual é o propósito da vida?

Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Efésios 1:11,12

Deus nos criou para um projeto muito maior do que as experiências que podemos experimentar aqui nessa Terra. Em Eclesiastes 3:11, Salomão diz: “(…) também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade (…)”. Ao ler essa passagem, percebemos que o nosso Criador tem planos para nós que vão além desta vida, planos de felicidade, de esperança e de viver eternamente com Ele.

Outra passagem da Bíblia que nos faz refletir sobre o verdadeiro propósito da vida é a de Efésios 1:5-6, que diz: “(…) em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado (…)”.

Deus nos criou à sua imagem e semelhança, e isso quer dizer que somos parecidos com o Criador do que qualquer outro ser desse mundo. Portanto, o real sentido da nossa existência é encontrado quando passamos mais tempo ao lado de Jesus Cristo, que deu sua vida para nos salvar. Para conseguir alcançar esse objetivo, precisamos seguir as seguintes instruções bíblicas:

Essa verdade é afirmada em 1ª Coríntios 10.31, que diz: “(…) portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (…)”. O nosso Pai soberano pode ser glorificado em tudo o que fazemos, em cada passo que damos, pois nos deu vida e nos ama com amor sublime e puro.

Qual é a importância de caminhar de acordo com o propósito estabelecido por Deus?

“Deus não está no tempo. A vida Dele não consiste em momentos que são seguidos por outros momentos. Se um milhão de pessoas oram para ele às dez e meia da noite, ele não precisa ouvi-las todas no instantezinho que chamamos de dez e meia. Dez e meia, ou qualquer outro momento ocorrido desde a criação do mundo, é sempre o presente para Deus. Para dizê-lo de outra maneira, Deus tem toda a eternidade para ouvir a brevíssima oração de um piloto cujo avião está prestes a cair em chamas.” C.S Lewis

Caminhar com Jesus é glorificar a Deus obedecendo sua Lei por amor e gratidão por tudo aquilo que Ele é, sem ter o desejo de ser recompensado ou a intenção de negociar bênçãos. É nessa jornada que encontramos a certeza de que estamos vivos porque o Criador tem um propósito especial para a nossa vida.

Enfim, se você está se fazendo a pergunta “qual o propósito da vida segundo a Bíblia?”, saiba que essa resposta será encontrada nas Escrituras Sagradas. Nelas, o próprio Deus deixou todas as explicações para que pudéssemos descobrir que nada acontece por acaso e que há um propósito para tudo.

A Doxabox é um Clube de Devoção. Uma iniciativa que visa reunir irmãos das mais diversas denominações cristãs no propósito das práticas devocionais, mensalmente desenvolvimento um conteúdo temático baseado nas disciplinas espirituais

Você também pode gostar
caminho

Caminho

41 comentários em “Qual o propósito da vida segundo a Bíblia?

  1. Gostaria de saber porque o propósito da vida é seguir a Deus sendo que tem várias denominações, espiritismo ,budista, cadercista, gregos e troianos ….

    1. Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.

      1. Marcos 12
        30 Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

        Romanos 12
        10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

        1 Aos Coríntios 16
        14 Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade.

        1 Aos Coríntios 13
        13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.

        1 Aos Coríntios 13
        4 A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
        5 não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
        6 não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
        7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

  2. Propósito da vida è seguir a Deus sim vírgula espera (isso é para quem tem a Bíblia como ensinamento próprio, os protestantes por exemplo, Mass Deus não é religião ah religião existe para tudo que se acredita e que se poder acredita agora Deus não é religião a Religião é ponte entre Deus e o homem a ponte è ponte Deus é outra história tem 10 pontes tem 10 religião mais uma só leva a um Deus verdadeiro.

  3. Amei poder entender mais sobre a biblia e saber como cristã qual o sentido de servir a Deus.porque muita das vezes estamos dizendo que servimos a Deus mas nao temos nenhum proposito

  4. Gostei muito! Quero conhecer melhor e me aprofundar no conhecimento da Palavra de DEUS. Procurando sempre valorizar a vida que nos foi concedida através de CRISTO JESUS…

    1. Amei ler sobre o propósito
      Sou cristã e hoje cedo o senhor me disse algo sobre o propósito que me deixou curiosa
      E disse me o senhor
      Não é possível que vc ainda não tenha entendido o valor do propósito
      Se vcs poderem me ajudar serei imensamente grata .

    2. Oque o ser humano veio fazer na terra não acredito em propósito. As crianças que nascem morre de doença morre estrupada nascerão com esse propósito? Essa vida não tem sentido

  5. Se vocês quiserem aprender um pouco mais da Palavra de Deus…passem lá no meu canal no YouTube:Samuel Ramos deoli e se possível iscreva-se no canal e ative o sininho de todas as notificações!

  6. Queria entender o motivo de tanta dor sofrimento mortes doenças fome
    Aceitei jesus uma vez fui muito na igreja era líder de jovens
    Mas hoje existe muitas dúvidas dentro de mim me sinto sozinho não acredito muito mais na bíblia não acredito tbm no lado oposto
    Hoje tô mais acreditando que o céu e o inferno somos nós mesmos que fazemos
    Não acredito que há salvação humana
    Não acredito que Deus seja onipresente onisciente
    Acredito que a bíblia foi modificada ao longo dos anos pelos homens

    1. Olá Rudnei, como milhares de pessoa, você está enfrentando uma batalhas espiritual, o diabo é astuto e está te enganando. O campo de batalha é a mente, diariamente, somos atacados por dardos inflamados, pensamentos negativos, que geram dúvidas e nos faz enfraquecer na fé. Portanto, esqueça as mentiras de satanás, leia Romanos 1 e entenderá que o ser humano, rebelde e desobediente, foi entregue as suas paixões, resultando em um sistema caído, repleto de dores e sofrimentos. Seja forte e corajoso, volte a ler a bíblia, fonte de toda a verdade, ore e vigie. Procure uma igreja, sugiro a Universal, e faça campanhas de Libertação, Cura Interior e Busca do Espírito Santo. Você é um escolhido e Deus, e Ele quer te usar muito nessa terra.

  7. Esta pergunta, meu pastor fez no culto ontem e me fez ver que não sei o propósito de nossa( minha) vida! Lendo o texto acima vi que nosso propósito é seguir os caminhos determinados pelo nosso Deus! Vivemos está vida para aprender e estar prontos para seguir a Deus na sua volta. Seria este o objetivo??
    Lendo a Bíblia, encontraremos muitos conceitos que confirme este objetivo. Gostaria de saber bem mais sobre “o porquê de estarmos nesta vida?” Precisamos entender mais sobre este tempo que vivemos nesta vida.🙏🏻🙏🏻

  8. O pouco que eu li alguma coisa dentro de mim tá fazendo acreditar nessas palavras msm não entendendo direito coda palavra lida gostaria de ler mas e aprender td sobre Deus e o pq da nossa existência e que Deus me dê o entendimento de tudo que eu ler relacionado as escrituras.

  9. Deus não é católico.
    Também não é espírita, nem tão pouco budista, umbandista ou candomblé, nem mundial, universal, internacional plenitude, congregação cristã, Deus é amor, e etc.
    DEUS É SIMPLESMENTE DEUS, esta acima de tudo e todos, não tem rótulo ele é simplesmente Deus.
    Algumas religiões dizem que todos caminhos levam a Deus, sim está certo, todos levam a ele como juiz.
    Só um leva a Deus como pai.
    Jesus Cristo o salvador.

    1. Olá Marcelo, tudo bom? A paz do Senhor!!!
      Agrademos pela sua contribuição em nosso blog.
      Jesus é o único caminho!
      “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim” (João 14:6).

    2. Excelente Marcelo. Podem até dizer que todos os caminhos levam a Deus; porém, como juiz. Todos, que não tiveram como Senhor e Salvador Jesus, encontrarão Deus no juízo.

  10. Amei ler sobre o propósito
    Sou cristã e hoje cedo o senhor me disse algo sobre o propósito que me deixou curiosa
    E disse me o senhor
    Não é possível que vc ainda não tenha entendido o valor do propósito
    Se vcs poderem me ajudar serei imensamente grata .

  11. Porque é superior a todos os outros citados, Jesus ressuscitou e venceu a morte em nosso lugar.
    Eis aí a questão,todo homem e toda mulher para se salvar teria fazer o mesmo caminho que Jesus fez e surgir dentre os mortos incorruptível sem pecado. Hoje Jesus advoga nossa causa diante de Deus Pai, na outra Ele será Juiz. E Deus só aceita os processos do Advogado que Ele constituiu, que é JESUS. Paz de Cristo amém.

  12. As vezes me sinto tão fraca, eu quero Deus em minha vida sempre só que tenho muita mágoa e acho que acabo me distanciando assim

  13. As vezes reclamamos de tudo e ,esquecemos de agradecer, vc já parou para pensar quantos livramento Deus já te deu na tua vida? vamos ora mais , agradeçer mais pois o senhor e bom em todo tempo e hora de nossas vidas .

  14. Olá Rudnei, como milhares de pessoa, você está enfrentando uma batalhas espiritual, o diabo é astuto e está te enganando. O campo de batalha é a mente, diariamente, somos atacados por dardos inflamados, pensamentos negativos, que geram dúvidas e nos faz enfraquecer na fé. Portanto, esqueça as mentiras de satanás, leia Romanos 1 e entenderá que o ser humano, rebelde e desobediente, foi entregue as suas paixões, resultando em um sistema caído, repleto de dores e sofrimentos. Seja forte e corajoso, volte a ler a bíblia, fonte de toda a verdade, ore e vigie. Procure uma igreja, sugiro a Universal, e faça campanhas de Libertação, Cura Interior e Busca do Espírito Santo. Você é um escolhido e Deus, e Ele quer te usar muito nessa terra.

  15. Qual é nosso propósito de vida?
    Efésios 1:5-6, que diz: “ Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.”

    Temos um propósito de vida, quem tem vive, quem não tem apenas existe. Nascemos especialmente para adorar a Deus, para sermos verdadeiros adoradores, para viver tudo aquilo que Deus nos deu para viver e no final de tudo poderemos dizer: Combati o bom Combati, terminei a corrida e venci na fé.

  16. Obrigado Senhor pela vida, por revelar Cristo, se filho, a mim e a tantos outros, por ser um pai , um amigo para mim. Obrigado por aprender ainda mais com esse grupo de pessoas que aqui está, a te conhecer e te amar cada vez mais… Isso é ter vida eterna..João 17:3

  17. Todos nós fomos criados a imagem de Deus, isso é seu caráter. Caráter de amor, misericórdia, lealdade, etc. No entanto, com a queda da humanidade com Adão e Eva, o ser humano passou a ter uma inclinação a não desejar as coisas de Deus e muito menos a se relacionar com Ele. Jesus, que é Deus em forma humana, nos ensina qual é o propósito de nossa vida, que é amar a Deus e amar e serivr ao próximo. Essa é a base da dignidade humana. Se tirar Deus do cenário, entrará numa situação complexa de explicar o porque o ser humano tem valor.
    Jesus é o único que temos relato histórico, que ensionou, viveu sem pecar, morreu perdoando seus inimigos que o crucificaram e perdoando nossos pecados, e rescusstiou dos mortos aparecendo para seus discípulos e mais 500 pessoas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.