loader image

Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”.

4 minutos para ler

Somos criaturas carentes, incompletas e nossa maior necessidade é por companhia. Entender o que diz o Salmo 23 ajuda-nos a lembrar que não estamos sozinhos em nossa caminhada. Talvez, por isso, a passagem se tornou uma das mais queridas pelos cristãos .

O Salmo 23

A maior parte das pessoas apenas repete mecanicamente as palavras do Salmo 23 sem perceber sua profundidade e seu alcance. Compreender mais fundo as preciosidades contidas em cada verso desse grandioso poema pode revolucionar completamente o entendimento que você tem a respeito de Deus e de como Ele se relaciona com você.

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmos 23:1) Com base apenas nessa primeira afirmação do salmista, você pode dizer qual é a necessidade fundamental da ovelha?

Segundo as palavras de Davi, a necessidade mais fundamental da ovelha é estar na companhia do seu pastor. “Adonai (YHWH) é meu pastor e nada me faltará.”

A proteção contra os perigos, a provisão de recursos diários, como comida, água, abrigo e a orientação para não se perder em trilhas erradas, enfim, não são as necessidades fundamentais da ovelha. É por meio da companhia de seu pastor – essa sim, sua necessidade primordial – que todas as outras necessidades do rebanho são satisfeitas.   

A companhia do Supremo Pastor

Ninguém jamais se identificou tanto com a figura do pastor como Jesus. Em uma conversa com Seus discípulos, Jesus finalmente proferiu as palavras tão aguardadas e necessitadas por todos: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11). “Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e delas sou conhecido”. (João 10:14)

 Não são as coisas que nunca vão faltar, e sim é Ele quem jamais vai nos faltar. “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Com Jesus, estaremos seguros. Com Jesus, jamais perderemos o rumo da nossa vida. Com Jesus, seremos supridos em todas as nossas necessidades.  

Neste momento de pandemia, em que o mundo está passando por tantos desafios e apreensões, saber com segurança que estamos acompanhados pelo Nosso Supremo Pastor é o mais importante. Isso porque estamos recebendo diariamente notícias que nos deixam assustados e por isso, muitas vezes temos dificuldades de perceber sua companhia e descansar.

 “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Salmos 23:4) 

Vale da Sombra da Morte é um lugar em que o medo sequestra nossos pensamentos. Quando você estiver passando por ele, lembre-se do que o Bom Pastor disse: “Não se perturbe o coração de vocês” (João 14:6). Se a ansiedade te assombrar, apoie-se em Jesus, por meio da fé. Confie, Ele sabe o que você está sentido e pelo que está passando e vai cuidar de você de uma forma extraordinária.

Oração

“A oração não é uma linguagem original, mas uma linguagem recebida. Quando oramos os Salmos e somos treinados a orar por meio deles, passamos a fazer parte do povo de Deus e a participar de uma conversa com Deus iniciada por Ele mesmo há milhares de anos. Só falamos com Deus as palavras que recebemos Dele. Dessa forma, a condição da oração não é simplesmente crer que Ele existe (Até os demônios creem, não é mesmo?), mas conhecer o que Ele disse, para só então responder-Lhe “Eugene Peterson (A Oração que Deus Ouve) 

Andamos tão ocupados e com tanta pressa, que nos tornamos especialistas em otimizar nossas tarefas e práticas. Chegamos a pensar até que pressa é um sinônimo de competência. Isso não é verdade. A pressa é uma forma de violência praticada sem qualquer critério em nossos dias, mas o tempo é sagrado. Então, diminua o ritmo, respire logo e profundamente. Em seguida, celebre a presença do Bom Pastor. Ele está com você, por isso cada tarefa que você realizar precisa refletir essa verdade.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre a profundidade da companhia do Pastor no Salmo 23? Esperamos que sim, e lhe convidamos para continuar seus estudos sobre os ensinamentos de Deus! Vamos lá

Você também pode gostar

Um comentário em “Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”.

  1. Crescendo em graça e conhecimento através da Doxa tbm….
    Grata
    Deus os abençoe mais e mais,
    Marta CHEMELLO

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.