Seja forte e corajoso

4 minutos para ler

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! […] Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. ” Josué 1:6-9 (NVI)

A terra prometida

A terra em questão não era qualquer terra, mas a“Terra Prometida”, assim chamada porque estava totalmente vinculada às promessas que Deus fizera a Abraão e a Moisés; promessas que Deus desejava não somente reforçar ou atualizar, mas autenticar e cumprir por meio da obediência de Josué.

Atravesse o rio e entre na terra

Deus decidiu dar a terra, no entanto, o povo jamais a receberia de maneira passiva e com uma atitude de comodismo. A terra que Deus queria dar não ia cair do céu “gratuitamente”. Para receber o presente da graça, era necessária uma atitude de obediência que vem pela confiança irrestrita nas promessas de Deus. Note que Deus não disse: “Recebam a terra, ela já é de vocês, então entrem tranquilamente e aproveitem”. Não foi assim. O que Ele disse foi: “Obedeçam”, “entrem”, “ocupem a terra”, porque estou prestes a dá-la a vocês, exatamente como prometi para Abraão e para Moisés.

Seja forte e corajoso(a)

• Como foi com Josué, Deus também deseja cumprir as grandes e abrangentes promessas que tem para você, e Ele quer fazer isso por meio da sua obediência corajosa. Você também deve “entrar” nas “cidades muradas” e tomar posse do território invadido pelo inimigo em sua vida.

• Como aconteceu com Josué, Deus quer que você esteja pronto(a) para enfrentar situações dificílimas de muita hostilidade, desconforto e perigo para triunfar na guerra contra o pecado, e tomar posse dos benefícios da santificação

• Como aconteceu com Josué, Deus quer que você esteja pronto(a) para enfrentar situações dificílimas de muita hostilidade, desconforto e perigo para triunfar na guerra contra o pecado, e tomar posse dos benefícios da santificação. Deus Disse: “todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Josué 1:2b-5)

• Use os próximos minutos para se comprometer. Em oração peça ajuda ao Espírito Santo. Josué não usou as promessas de Deus como desculpa para “se omitir” e “não fazer nada”, esperando que Deus simplesmente cumprisse o que prometeu. Pelo contrário, porque Deus decretou que a terra deveria ser conquistada, ele foi corajoso, incansável e perseverante em sua missão.

Seja forte e corajoso na sua jornada diária. Há diversas ferramentas que podem ajudar a desenvolver sua fé, aprofundar sua vida espiritual e contribuir para o seu momento íntimo de conversa com Deus. Um bom exemplo são os guias de doxologia, que contêm lições diárias, orações e ensinamentos de forma bastante simples, acesse também nossa playlist no youtube e adore ao Senhor!

A Doxabox é um Clube de Devoção. Uma iniciativa que visa reunir irmãos das mais diversas denominações cristãs no propósito das práticas devocionais, mensalmente desenvolvimento um conteúdo temático baseado nas disciplinas espirituais. Junte-se a nós!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.