Você sabe o real significado de ser instrumento de Deus?

6 minutos para ler

A maioria dos cristãos, seja de qual for a denominação, costuma fazer um compromisso de seguir o exemplo de Jesus. É preciso nos entregarmos a Ele e seguir Seus passos para que consigamos ser um instrumento de Deus.

Para alcançar esse ideal é necessário entender como devemos agir para ser esse instrumento e glorificar o Seu nome. É interessante ressaltar que não há uma habilidade especial ou algo que seja necessário para sermos usados por Deus, basta a nossa vontade e disposição.

Neste artigo, mostraremos o que significa ser instrumento de Deus e de que modo podemos ser usados para os propósitos dEle. Além disso, mostraremos como podemos colocar em prática o Seu amor. Acompanhe a leitura conosco!

O que significa ser instrumento de Deus?

Muitas pessoas procuram um sentido para as suas vidas. Não sabem como podem ser úteis no trabalho, no convívio com os familiares ou em outras situações e ambientes. Como cristãos, devemos agir de modo que sejamos uma luz para o mundo, contribuindo de várias formas diferentes.

Portanto, instrumento de Deus é se colocar nas mãos dEle e permitir que nossa vida seja uma benção para as pessoas ao nosso redor. A vida de Cristo mostra seu compromisso com o outro, a missão de fortalecer, consolar, suster e amar ao próximo, sendo que o cristão deve seguir esse exemplo e abençoar quem faz parte do seu cotidiano.

Muitas pessoas não sabem como podem agir ou acreditam que não têm dons e habilidades que possam ser usadas. Porém, devemos ter certeza de que todos podem ser instrumento de Deus. Não há restrições que impeçam alguma pessoa de estar ao serviço do Senhor, portanto, basta se entregar a Ele e permitir a mudança que ocorrerá em sua vida.

Como podemos ser usados para os propósitos dEle no nosso dia a dia?

Para sermos instrumento de Deus precisamos de algumas atitudes e posturas que contribuem para que sejamos usados para cumprir os propósitos dEle em nosso dia a dia. Confira algumas dicas!

Estar preparado espiritualmente

Uma das primeiras maneiras de nos colocarmos para ser usados por Deus é buscar a preparação espiritual. Nossa espiritualidade precisa estar aguçada, o que só é possível quando estamos em um relacionamento constante com o Senhor.

Essa relação pode ser alimentada por meio da oração, nosso meio de comunicação com o Pai. O estudo da Bíblia também é fundamental, pois ali estão conselhos, orientações e a vontade divina. Além disso, podemos nos aproximar de Deus por meio do devocional, meditação e a leitura de outros materiais.

Buscar a orientação do Espírito Santo

Além da preparação espiritual, devemos sempre buscar a orientação do Espírito Santo para sabermos quem está precisando de nossa ajuda. Podemos orar pedindo que o Senhor nos demonstre como devemos ser instrumentos e de que forma precisamos agir para ajudar o próximo.

Encontrar os nossos dons

Você sabe qual ou quais são os seus dons? O dom é uma dádiva de Deus, que Ele deu aos Seus servos para melhor O servirem em algumas áreas mais específicas de Sua obra. Ao descobri-lo, é possível entender de que modo Ele quer que você utilize essa habilidade em favor do próximo.

Se ainda não tem nem ideia de que tipo de dom você tem, comece a orar pedindo a Deus que mostre a você de forma clara. Isso não impede a sua ação em outras áreas, porém, é um indício de como é possível ser útil com uma habilidade diferenciada.

Estar disposto a agir

De nada adianta estar preparado se você não está disposto agir, portanto, coloque-se nas mãos de Deus e deixe que Ele direcione os seus passos. Você pode ajudar pessoas que necessitam, orar pelos outros, evangelizar, dar um abraço e várias outras atividades.

Não espere grandes projetos ou que alguém peça para fazer algo, seja proativo e faça o que está ao seu alcance. A vida de oração e estudo da Palavra contribui para que tenham sensibilidade para encontrar nosso caminho e cumprir o propósito divino.

Como podemos colocar em prática o Seu amor?

Depois de estar preparado espiritualmente, é o momento de colocar em prática o amor divino. Isso pode ser realizado de diversas maneiras, basta olhar ao nosso redor e perceber como podemos ser úteis. Confira algumas sugestões!

Ajudar nas pequenas coisas

Muitas vezes deixamos de agir porque estamos pensando em atitudes maiores ou difíceis, deixando de fazer o que está ao nosso alcance. Porém, o importante é ajudar, mesmo que não seja um super projeto ou algo que pareça tão relevante.

Procure dar apoio para a sua família, amigos, pessoas que estão em contato com você diariamente. Pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida de quem está precisando, por isso, não hesite em ajudar.

Ficar atento às necessidades do próximo

Ficar atento às necessidades do próximo também é uma maneira de colocar em prática o amor divino. Não devemos limitar a nossa ação às pessoas que conhecemos ou que temos contato.

O ideal é olhar ao nosso redor e detectar quem está precisando de ajuda, buscando sempre fazer o que Cristo faria. Portanto, abra a sua mente e busque ser uma benção na vida de pessoas que nem conhece.

Amar o próximo como a ti mesmo

Quando servimos e amamos ao próximo também estamos demonstrando nosso amor por Deus. Com certeza, não há melhor maneira de ser um instrumento divino do que servindo ao próximo.

Essa atitude contribui para moldar nosso caráter e transformar a vida, nos tornando pessoas mais humildes e gratas. Tais características são facilmente notadas em Jesus, portanto, devemos adquiri-las para seguirmos o Seu exemplo.

Neste artigo, mostramos o que é ser instrumento de Deus e a importância disso para a vida do cristão. Para se colocar à disposição dEle é fundamental estar preparado, ou seja, manter uma vida de oração e estudo. Depois disso, basta nos colocarmos em Sua mão e estarmos dispostos a agir como Ele pedir.

Gostou do nosso texto? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos relevantes para a sua vida espiritual!

Você também pode gostar