Entenda a relação da fé e do otimismo para vencer as adversidades

4 minutos para ler

Poucas coisas são tão inevitáveis em nossas vidas como as atribulações. Alguns tempos são tão difíceis que nos desafiam seriamente, nos deixam desanimados, assustados e, por vezes, até fazem oscilar nossa fé em Deus. Muitas vezes pensamos não conseguir vencer as adversidades e nos perguntamos por que Ele permite que tais coisas nos aconteçam.

No entanto, ser cristão não significa não passar por infortúnios. Jó, Davi, José do Egito e Abraão são apenas alguns exemplos de grandes homens que passaram por incontáveis dificuldades, mas, como recompensa, todos foram exaltados por nosso Pai.

Você também será um vencedor se permanecer na caminhada cristã. Afinal, como vemos em Salmos 34:19: “O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas”. Para ajudar você a superar esses momentos, preparamos este post com orientações que você deve considerar. Acompanhe!

Por que passamos por tribulações?

Antes de falarmos sobre como vencer as adversidades, é preciso que você entenda por que Deus permite que elas aconteçam. Em Romanos 8:28, Paulo nos ensina que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”.

O mesmo apóstolo, junto a Barnabé, explicava aos discípulos que “é necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (Atos 14:22). Quando cremos nisso, as dificuldades assumem outro significado: passam a ser o meio pelo qual nosso Pai nos aprimora.

Isso é confirmado em Hebreus 12:7, quando lemos “Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?”.

Mas, afinal, como vencer as adversidades?

Agora que você compreendeu que as atribulações são consentidas porque Deus tem o propósito de nos tornar cristãos melhores, é hora de saber como passar por esses momentos.

Confie nos planos de Deus

Jamais se esqueça que nada foge do controle do Senhor. Ele tem um plano para cada um de nós e nos acompanha em todos os instantes. Muitas vezes, a angústia se faz presente porque as coisas não aconteceram conforme queríamos.

Entretanto, não se esqueça de que “muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Provérbios 19:21) e este é o que nos leva à verdadeira felicidade.

Seja otimista

Mateus explica que “o olho é a lâmpada do corpo. Se seus olhos estiverem saudáveis, todo o seu corpo está cheio de luz” (6:22). Ele se refere à maneira de perceber o mundo, a nunca se esquecer que nosso Pai está sempre conosco, principalmente nos momentos difíceis, nos provendo e nos protegendo. “Ponha a sua esperança em Deus!” (Salmos 42:11).

Não deixe de orar

É fundamental manter o hábito de orar sempre. E essa prática deve ser especialmente mantida em momentos difíceis, pois somente Deus, que é nosso Pai de bondade pura e amor infinito, é capaz de aquietar nossa alma e nos conduzir pelo caminho correto para vencer as adversidades.

Ele ajudará a vencer todas elas, pois Ele mesmo nos afirma: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?” (Jeremias 32:27).

A fé e o otimismo são a chave para você enfrentar qualquer situação. Se está atravessando um deserto, persista nesses dois elementos e continue atravessando. Assim, você logo sairá dele.

Como você viu, é possível vencer as adversidades se nos mantivermos próximos ao Senhor. A Sua graça nos basta e o Seu poder se aperfeiçoa em nossas fraquezas. Deixe Ele agir em seus problemas e eles se resolverão. E lembre-se sempre das seguintes palavras de Jesus: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Quer mais dicas para fortalecer sua fé? Então, aproveite a visita no blog e entenda qual a importância da espiritualidade cristã!

Você também pode gostar