loader image

Os 6 versículos mais conhecidos e suas lições!

6 minutos para ler

Conforme o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo (2 Timóteo 3:16,17), a Bíblia inteira é inspirada pelo Pai e serve para nos ensinar e corrigir nossos caminhos para que saibamos como viver de acordo com a vontade divina. Todas as passagens nos fazem refletir e abrir nosso coração às palavras de Deus.

No entanto, alguns trechos nos tocam mais profundamente e marcam nossas vidas. Pensando nisso, separamos os 6 versículos mais conhecidos e explicamos quais ensinamentos eles nos trazem. Confira!

1. Mateus 18:21,22

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.”

Nesse versículo, Jesus nos ensina como devemos reagir às ofensas que nos são feitas. É verdade que perdoar não é fácil, mas é uma atitude essencial de todo cristão. Pedro queria saber se havia um limite de vezes para darmos o nosso perdão. Ao responder, ao contrário do que possa parecer, Jesus não determinou um número exato. Ele quis dizer que devemos perdoar quantas vezes forem necessárias.

O nosso perdão deve ser fruto do perdão que recebemos de Deus. Tanto é que Ele reforçou esse ensinamento na oração do Pai Nosso: “[…] E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores […]”.

Nenhum de nós merece o perdão e a salvação. Entretanto, mesmo assim, o Pai demonstrou Seu amor soberano e Sua graça ao nos enviar seu filho unigênito. Então, não temos o direito de guardar rancor de alguém. Obviamente, não somos obrigados a conviver com ofensas, mas temos a obrigação cristã de perdoar sempre.

2. Coríntios 13:4,7

“O amor é sofredor, é benigno; não é invejoso;  não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Sem dúvidas, esse é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia e descreve detalhadamente o que é e o que não é amor. Esse é o amor perfeito, é o que Deus sente por nós e que transforma a maneira como nos relacionamos com as pessoas. Mais do que um sentimento, é uma atitude para termos em nossas vidas.

O amor verdadeiro é compreensivo, traz mansidão, gentileza e segurança. Apesar das dores, das esperas e dificuldades, é o amor que prevalece, sempre puro, sempre intacto.

3. João 14:6

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Os discípulos estavam preocupados e tristes com a notícia de que Jesus estava de partida para um lugar que eles não poderiam acompanhá-lo naquele momento. Tomé disse que não sabiam para onde Jesus iria, nem qual caminho deveriam tomar.

Por isso, o Mestre afirma que Ele é o caminho. O único mediador entre nós e o Pai. Não há atalhos: Ele também é a verdade, ou seja, é o único que revela a verdade de Deus, que liberta, santifica e conduz os filhos de volta ao Reino.

Jesus é a vida, isto é, Ele venceu a morte e ressuscitou para nos dar a vida eterna com Deus. Somente por Ele é que a vida é possível. Portanto, Jesus é o único caminho verdadeiro para conseguirmos criar um relacionamento com Deus.

4. Provérbios 3:5

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”

Esse versículo é a verdadeira base para a sabedoria e ter uma vida feliz. Deus pede que O amemos, que confiemos Nele de todo coração. Afinal, Ele é bom o tempo todo, não nos dá nada pela metade ou que nos prejudica. Por sua vez, nosso entendimento é falho, nos engana e nos leva a caminhos ruins, cujas consequências, inevitavelmente, teremos de enfrentar.

Somente o Pai sabe o que, quando e como precisamos. Sendo assim, confie em Deus de todo o seu coração e em todos os aspectos da sua vida. Estude o Evangelho, viva uma vida de adoração, siga todos os Ensinamentos e seja um instrumento Dele todos os dias. Deixe que Ele dirija sua vida. Sempre que tiver alguma dúvida sobre como agir em determinada situação, ore e siga o que Ele mandar, não o que você julgar correto.

5. Gálatas 5:22

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

O contexto dos ensinos dessa carta do apóstolo Paulo é a intensa luta entre a carne e o Espírito. Todos os dias nós temos que decidir sobre qual prevalecerá, essa batalha é eterna. O que é mais fácil: perdoar ou se vingar? Refletir antes de falar ou responder no impulso? Ajudar outras pessoas ou pensar somente no próprio bem?

As primeiras opções realmente são mais fáceis e cômodas. No entanto, o efeito delas sobre nossas vidas é devastador. Por sua vez, ao optarmos por seguirmos os Ensinamentos de Jesus, seremos recompensados com amor, alegria, paz, serenidade, mansidão. Ou seja, seremos chamados ao Reino dos Céus.

6. Josué 1:9

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Não há como não se impactar com esse versículo. É como se o Pai falasse diretamente conosco. Esse foi um chamado que Josué recebeu para a liderança do povo de Israel após a morte de Moisés. A missão era conquistar a terra prometida e Josué se sentiu apreensivo diante de tamanha responsabilidade.

Assim, Deus o tranquiliza, lembrando-o de que ele não estava sozinho e que a ele seria dado a vitória. Da mesma forma, o Pai está sempre conosco, em cada passo que damos, em cada dificuldade que temos de enfrentar, desde que caminhemos conforme Sua vontade. Então, confiemos em Deus, pois Ele nunca falha.

Esses são os versículos mais conhecidos, mas toda a Escritura deve ser conhecida para que saibamos como agir corretamente em cada situação. Também, para nos aproximarmos de Deus e sentir o amor Dele por nós. Por isso, mantenha o hábito de estudar a Bíblia e refletir sobre todos os ensinamentos que cada trecho tem a nos oferecer.

Outra forma de conhecer melhor sobre o Evangelho é com o auxílio de diversos materiais para ter uma vida de oração. Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como recebê-los em sua casa!

Você também pode gostar

2 comentários em “Os 6 versículos mais conhecidos e suas lições!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.