loader image

Uma vida de oração: o que é e como incluir esse hábito na rotina

7 minutos para ler

Todo cristão sabe bem como é difícil manter uma rotina de oração com a vida atribulada. É comum sentir desânimo, sono e um cansaço mais forte quando é o momento de falar com o nosso Deus depois de um dia longo de afazeres.

Para mudar isso, é importante aprender sobre o que de fato é uma vida de oração e como é possível organizar o nosso cotidiano para se dedicar a essa prática todos os dias.

Pensando nessa questão, separamos algumas dicas para ajudar você a melhorar sua jornada espiritual e organizar seus devocionais diários mesmo em meio à multidão de tarefas e obrigações do dia a dia. Tem interesse? Então, confira!

O que é uma vida de oração?

Algumas pessoas não conseguem se dedicar às suas igrejas no meio da semana, e isso faz com que elas se sintam culpadas. Afinal, o momento de ir à casa de Deus é exatamente a hora de parar tudo e falar com o nosso Rei, louvar a Ele e ouvir a Sua palavra.

Contudo, vale destacar: essas experiências não devem se restringir apenas aos cultos. Elas devem fazer parte do dia a dia.

Mais do que orar de vez em quando apenas, uma vida de oração é sobre constância e consistência. É sobre dedicar tempo do seu dia a fim de buscar à Deus e se comunicar com Ele. Com frequência regular, como um encontro marcado. Esse hábito inclui a realização de um devocional diário.

Comunhão e crescimento espiritual

Uma rotina de oração é crucial para que tenhamos comunhão com o Eterno o tempo todo e estejamos conectados com Ele, independentemente do que acontecer no nosso dia. Orar contribui para que estejamos sempre ligados nos assuntos relacionados ao Reino de Deus e alinhados com Sua perfeita vontade.

É importante também para estimular o crescimento e amadurecimento espiritual. Afinal, a jornada cristã não é um processo simples, mas um conjunto de etapas de aperfeiçoamento do ser humano.

A oração é o combustível utilizado para impulsionar esse crescimento. É um dos alimentos espirituais que nos dão força para seguir, mesmo diante das adversidades da vida. Quem prioriza essa prática agrada ao Todo Poderoso e está de acordo com Sua vontade.

Renovo e fortalecimento da fé

Da mesma forma, uma vida de oração é essencial para buscar renovo espiritual em momentos de crise e dúvida. Essas fases são comuns na caminhada dos cristãos, mas o ato de dialogar com Deus e contar os anseios a Ele reforçam a nossa fé.

Mesmo que Ele já saiba o que vamos falar, pois é onisciente, quando nos dirigimos a Ele, estamos basicamente nos rendendo e pedindo Sua ajuda, reconhecendo que não somos capazes de fazer nada por nós mesmos. Com isso, reconhecemos que Ele é maior, fiel e poderoso. Essa ação aumenta a nossa fé.

Como incluir esse hábito na rotina?

Agora que você já sabe a importância de uma vida de oração, que tal algumas estratégias para que essa prática se torne comum no seu dia a dia? Vamos lá!

Ore sem cessar

A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar.

Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração. No trabalho, em casa e no trânsito. Esse hábito deve ser uma prática constante no nosso dia.

Jesus nos ensinou que não deveríamos estar presos a locais específicos para orar, pois chegaria o tempo em que teríamos de adorar em espírito e em verdade (João 4:23). Por esse motivo, podemos desde já exercer esse mandamento e começar a falar com o Senhor o tempo todo. Temos livre acesso!

Siga o exemplo de Jesus

Mesmo sendo 100% Deus, Jesus sempre se dedicava a orar. Até mesmo nos ensinou como deveria ser feito no Sermão da Montanha, com o modelo do Pai-Nosso.

Às vezes, separava-se das pessoas a fim de falar com o Pai e explicitava seus medos e temores diante dEle. Cristo até mesmo pediu para que Deus o salvasse da morte, embora logo depois reconheceu que a vontade dEle deveria ser feita (Mateus 26:39).

Se o Filho de Deus orou e teve uma vida de devoção, nós também devemos seguir os seus passos. Afinal, o exemplo de Jesus deve sempre ser um modelo para nós. Portanto, assim como Jesus, busque orar ao Criador em secreto e louve e agradeça a Ele por todas as coisas.

Entenda a importância de orar

Como falamos no primeiro tópico, a oração é um dos principais alimentos para o cristão e é essencial para a caminhada.

Orar não é ter a garantia de que Deus fará tudo o que pedimos, mas que Ele vai nos ouvir e que o ato de nos reportar a Ele regularmente nos ajudará a crescer como cristãos. Entender isso é fundamental para avançar e fazer com que essa prática se torne inegociável em sua vida.

Uma vez que você entende que sua trajetória espiritual depende dos momentos de diálogo com o Senhor, é possível notar que essa prática deve ser uma regra na sua vida.

Defina um local e horário

Para orar de maneira mais frequente, é importante se organizar também. Isso inclui definir um local específico e um horário. Uma dica é estabelecer um gatilho, por exemplo: sempre depois do jantar, separar um período de devoção e oração. Essa estratégia vai fazer com que sua mente associe sempre uma atividade à outra e torne a lembrança mais fácil.

Aliás, caso o problema seja lembrar dos horários reservados, você pode usar aplicativos e ferramentas para ajudar. Apps de lembretes podem disparar mensagens em um horário específico todos os dias.

Defina razões para orar

Outra dica importantíssima é definir razões para orar e uma série de pedidos e questões que serão abordados na oração. Assim, você pode reunir o que é importante para a sua vida, para a vida de seus irmãos em Cristo, para sua comunidade e sua família, o que ajuda a organizar ainda mais o seu período de busca a Deus e fazer com que esse tempo se torne mais objetivo e prazeroso.

Faça um devocional completo

Além do que já falamos, vale também criar uma experiência de devocional completa e interessante, pois isso vai fazer o hábito de orar se tornar ainda mais satisfatório. Envolva leituras da Bíblia, estudos sobre questões teológicas, livros temáticos e crie momentos especiais para otimizar o seu relacionamento com Deus.

Uma vida de oração é uma vida em que essa prática se torna regular e fornece benefícios visíveis. Você cresce espiritualmente, fica mais dependente dEle, com sua fé se tornando ainda mais robusta para os desafios do dia a dia.

Para que essa ação seja uma rotina, é essencial seguir as boas práticas que apresentamos e entender a importância do ato de orar para a sua caminhada cristã.

Se quiser mais dicas de como lidar com as dificuldades diárias da jornada cristã, assine a nossa newsletter e acompanhe os nossos conteúdos em seu e-mail.

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox separa livros, pensamentos e músicas que podem ser valiosos para seu momento devocional. Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

Você também pode gostar