loader image

O cristão e sua vida profissional

vida cristão
4 minutos para ler

O trabalho é algo necessário e útil para o ser humano, pois traz o sustento e é uma oportunidade para desenvolvimento pessoal. A vida profissional do cristão, entretanto, traz algumas oportunidades e desafios, sendo importante saber como lidar com esse assunto.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o cristão, a profissão e a ética na vida profissional. Além disso, mostraremos alguns desafios que esse contexto oferece. Confira!

O cristão e a profissão

O cristão deve entender que a sua vida profissional está dentro do plano divino para qualquer ser humano. A melhor carreira ou a melhor profissão é aquela que tem a direção e aprovação de Deus. Desse modo, não é necessário fazer separação entre assuntos profissionais e a sua vida espiritual.

O trabalho é uma benção para a pessoa, que também pode usar seu ambiente de trabalho para abençoar os que estão ao seu redor. Desse modo, entendemos que a profissão contribui para prover o sustento financeiro, além de trazer oportunidades para testemunhar do amor de Cristo e ser um instrumento de Deus.

A ética na vida profissional cristã

A ética convencional está fundamentada nos costumes ou hábitos, sendo que a razão é a única base para os comportamentos e atitudes. Sendo assim, ela se relaciona com o atendimento às regras de etiqueta na hora das refeições, tradições e funerais, festas religiosas ou culturais, entre outros aspectos.

Por outro lado, a ética cristã não pode ser vista apenas como uma ciência de costumes ou hábitos, ela é muito mais complexa do que isso. Sendo assim, quem conhece a Cristo deve ter um padrão diferenciado daqueles mais comuns designados pela sociedade.

Portanto, o profissional cristão deve se portar de maneira diferenciada, tanto no comportamento com os seus colegas quanto das atitudes relacionadas com a sua função. Desse modo, ele será um trabalhador honesto, honrado e que dá um bom exemplo para a sociedade.

Os desafios do profissional cristão

Mesmo sendo algo natural e necessário, a profissão também traz alguns desafios para o cristão. Eles podem ser relacionados aos elementos do próprio trabalho ou aos aspectos pessoais de cada trabalhador.

Um dos primeiros desafios é saber conciliar as obrigações profissionais com os aspectos pessoais. O trabalho é importante, porém, ele não deve ser o centro do nosso viver. É preciso ter habilidades para conciliar as atividades profissionais com os momentos em família, descanso, lazer e outras tarefas importantes.

Além disso, o ambiente de trabalho também traz desafios para a nossa . É preciso ser firme para manter os princípios e não se deixar levar por hábitos e práticas que vão contra os valores cristãos. Por isso, valorize o relacionamento diário com Deus e seu fortalecimento espiritual.

Neste artigo, vimos como a vida profissional é importante e de que maneira o cristão deve se comportar nesse ambiente. É necessário entender que nossos valores e princípios não mudam de acordo com a situação, sendo essencial dar esse testemunho durante o cotidiano. Dessa maneira, você será uma benção onde quer que esteja atuando, trazendo benefícios para seus colegas e para si mesmo.

Gostou de conhecer mais sobre este assunto relevante? Então, compartilhe o nosso texto nas suas redes sociais e contribua para que mais pessoas reflitam sobre o tema!

Para ajudar na sua caminhada, a DoxaBox separa livros, pensamentos e músicas que podem ser valiosos para seu momento devocional. Conheça nosso projeto e saiba como receber nosso kit em sua casa.

Você também pode gostar