,

O que é avivamento? Guia rápido para você entender

Written by

·

Você sabe realmente o que é avivamento? Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

Essa renovação espiritual é essencial para o crescimento cristão. Muitas pessoas associam o termo a movimentos de grande intensidade de exaltação, manifestações visíveis e poderosas. Mas será que o avivamento se resume a isso?

Preparamos este post para você entender melhor o que é avivamento, como ele acontece e como buscá-lo verdadeiramente. Acompanhe!

Afinal, o que é avivamento?

Quando aceitamos Jesus, nos transformamos em uma nova criatura. No entanto, é natural, devido à rotina diária, ficarmos cansados e nos distrairmos com as coisas mundanas. Com isso, desviamos o foco do que é realmente importante e, muitas vezes, passamos a agir mecanicamente.

Vamos à Igreja, mas não estamos de fato lá. Oramos, mas não falamos com Deus. Lemos a Bíblia, mas não procuramos ouvir o que o Senhor nos diz por meio dela. É como se estivéssemos espiritualmente mortos.

Essa morte também pode se dar no coletivo. Em Apocalipse 3:1,3, entendemos que em Sardes havia uma igreja que os homens julgavam estar viva. Contudo, o Senhor, que conhece o coração de cada um, sabia que o que estava acontecendo e a convidou ao arrependimento.

São nesses momentos de morte espiritual que caímos no pecado e, como consequência, nos tornamos infelizes. Essas situações nos levam à necessidade de voltar à vida, de um avivamento, de um soprar do Espírito Santo para reacender a chama da vontade de cumprir o “ide”, de viver em santidade e fazer a vontade de Deus.

Em quais passagens bíblicas há avivamento?

Na Bíblia há várias situações que nos demonstram que o avivamento pode ser tanto individual quanto coletivo. Observe algumas:

  • 2 Crônicas 15:8 — quando o rei Asa decide dedicar Judá a Deus;
  • 2 Crônicas 30:21-23:
  • Neemias 8:10-12 — o arrependimento e a renovação da aliança com o Senhor;
  • Esdras 8:21-23; 9:5-15 — o jejum proclamado por Esdras no Rio Aava, por meio do qual o povo afastou o pecado de si;
  • Jonas 3:4-5 — o arrependimento do povo de Nínive após a pregação de Jonas;
  • Josué 24:1-15 — quando Josué reuniu as tribos de Israel para que cada um escolhesse a quem servir;
  • Atos dos Apóstolos 2:2-4 — Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos para que levassem a Palavra ao mundo.

Em Atos há o registro de tantos outros avivamentos, como em Jerusalém, em Samaria, em Éfeso e em Antioquia da Síria.

Portanto, o avivamento é mais uma manifestação do amor do nosso Pai que jamais nos abandona. É a chance de retornarmos a Ele e vivermos de acordo com seus propósitos em nossa vida. É ser semelhante a Jesus e seguir todos os seus ensinamentos.

Como o avivamento acontece?

Deve começar individualmente, no coração de cada cristão. Entretanto, isso não impede que esse movimento seja simultâneo em uma coletividade. Afinal, um coração genuinamente avivado incentiva outros a seguirem o mesmo rumo.

Em Atos dos Apóstolos 4:31-33 vemos que o avivamento ocorre de dentro para fora, que o Espírito Santo toca o coração de cada um de maneira especial. Tal transformação se reflete na vida e nas ações. Tanta dedicação a Deus contagia os demais, fazendo com que o avivamento seja coletivo.

A verdade é que Deus é quem decide a hora certa para um avivamento. Não podemos produzir esse processo. No entanto, devemos nos preparar para recebê-lo. Por trás de todos os avivamentos encontramos pessoas que desejaram fortemente e se dedicaram muito pela renovação.

Como buscar o avivamento?

Para obter a renovação espiritual e poder ser abençoado com a vida que Deus nos preparou, é preciso seguir os seguintes passos.

Arrepender-se

Todos os casos de avivamento na história passaram pelo caminho do arrependimento. Nossos pecados nos separam do Senhor, conforme vemos em Isaías 59:2. Sendo assim, é preciso nos afastarmos dos erros e nos arrependermos verdadeiramente para nos aproximarmos de Deus por meio de um avivamento.

Conhecer a Palavra

Não há como ter um relacionamento com Deus sem conhecer a fundo seus ensinamentos. Portanto, estude a Bíblia, adquira o hábito de orar, faça devocional e busque mais materiais para aprofundar seus conhecimentos sobre o Evangelho.

Servir a Deus

Se você deseja passar por um avivamento, toda a sua vida deve ser dedicada a Deus. Assim, Ele caminhará sempre ao seu lado, direcionará seus passos e transformará sua vida em uma história repleta de bênçãos.

Em Gálatas 5:22-23 está escrito como devemos viver: com amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há condenação.

Ore pelo avivamento

Deus deseja transformar a vida de cada um de seus filhos. Por isso, peça e receberás (Mateus 7:7-12). Ore pelo avivamento, faça jejuns, seja persistente e aguarde a mão de Deus agir sobre sua vida.

Não desanime se esse momento demorar. Lembre-se que o tempo de Deus é diferente do nosso e Seus caminhos, muitas vezes, são incompreensíveis por nós. Ele avivará seu espírito na hora em que você estiver pronto para recebê-lo. Então, persevere em suas ações com a certeza de que essa hora chegará.

Mantenha-se firme no caminho

Como comentamos no início, é normal nos acomodarmos. Isso pode ocorrer mesmo após o avivamento. Não desperdice essa benção e mantenha o compromisso de ter uma vida de devoção. Permaneça fiel aos ensinamentos e tenha o hábito consistente de servir a Deus.

Agora ficou mais fácil entender o que é avivamento, não é mesmo? Busque-o de forma constante por meio da leitura da palavra. Acredite: após vivenciá-lo, você terá uma nova vida e contagiará muitos a seguirem o mesmo caminho. Deus transformará suas estruturas e princípios, seu coração e sua mente, e você desejará nunca mais se afastar do primeiro amor.

Aqui na Doxabox, somos um clube de leitura cristã que oferece livros cuidadosamente selecionados para fortalecer sua fé e aprofundar sua vida espiritual.

A cada mês, você recebe uma nova obra que inspira, edifica e ajuda a manter uma rotina de adoração e intimidade com Deus.

2 respostas para “O que é avivamento? Guia rápido para você entender”.

  1. Midian

    gostei muito desse material de explicação

    Curtir

  2. Rita Aparecida de Oliveira Carime Ueked

    Paz seja contigo, esse documentário muito me ajudou,desde ja agradeço.

    Curtir

Olá! Agradecemos seu comentário.